O calendário para pagamento do IPTU e ITU de Goiânia foi divulgado nesta segunda-feira, pela Secretaria Municipal de Finanças da Capital. A principal alteração é a unificação das parcelas única e primeira dos tributos.

Assim, o ITU, que estava previsto para abril e o do IPTU, com previsão para maio, passam a ter parcela única, com primeiro vencimento para o dia 20 de abril. “Historicamente, os pagamentos das parcelas única e primeira eram divididos, o que gerava dúvidas e inadimplência. Agora, contamos com um calendário único e com vantagens para parcelamento”, afirmou o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves.

A padronização deve garantir uma melhoria financeira mais planejada para o contribuinte. É que a população terá 10% de desconto no pagamento à vista, podendo parcelar a dívida em nove vezes ou em até 12 vezes no cartão de crédito.

“É uma grande conquista para acompanhar a modernização da nossa prefeitura e para o goianiense, que ganha mais uma forma de se organizar financeiramente”, destaca o prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Correção inflacionária

A prefeitura destaca que nos neste ano, em 2024 e 2025, o IPTU da capital não sofrerá reajuste. O que será cobrado é uma correção por meio da inflação. Isto é, neste ano, o índice inflacionário será de 5,90%, o que compreende o período de dezembro de 2021 a novembro de 2022.

No ano de 2026, por meio da atualização do Código Tributário Municipal (CTM), sancionada por Cruz, em 31 de dezembro de 2022, somente os imóveis que estão acima do imposto devido, poderão sofrer acrescidos de até 5%, mais o índice inflacionário.

Confira como será a uniformização dos pagamentos e o calendário:

1ª parcela ou cota única – vencimento em 20 de abril

2ª parcela – vencimento em 22 de maio

3ª parcela – vencimento em 20 de junho

4ª parcela – vencimento em 20 de julho

5ª parcela – vencimento em 21 de agosto

6ª parcela – vencimento em 20 de setembro

7ª parcela – vencimento em 20 de outubro

8ª parcela – vencimento em 20 de novembro

9ª parcela – vencimento em 20 de dezembro