Fique por dentro do calendário de pagamento do IPTU 2023 de Goiânia

09 janeiro 2023 às 19h23

COMPARTILHAR
O calendário para pagamento do IPTU e ITU de Goiânia foi divulgado nesta segunda-feira, pela Secretaria Municipal de Finanças da Capital. A principal alteração é a unificação das parcelas única e primeira dos tributos.
Assim, o ITU, que estava previsto para abril e o do IPTU, com previsão para maio, passam a ter parcela única, com primeiro vencimento para o dia 20 de abril. “Historicamente, os pagamentos das parcelas única e primeira eram divididos, o que gerava dúvidas e inadimplência. Agora, contamos com um calendário único e com vantagens para parcelamento”, afirmou o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves.
A padronização deve garantir uma melhoria financeira mais planejada para o contribuinte. É que a população terá 10% de desconto no pagamento à vista, podendo parcelar a dívida em nove vezes ou em até 12 vezes no cartão de crédito.
“É uma grande conquista para acompanhar a modernização da nossa prefeitura e para o goianiense, que ganha mais uma forma de se organizar financeiramente”, destaca o prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
Correção inflacionária
A prefeitura destaca que nos neste ano, em 2024 e 2025, o IPTU da capital não sofrerá reajuste. O que será cobrado é uma correção por meio da inflação. Isto é, neste ano, o índice inflacionário será de 5,90%, o que compreende o período de dezembro de 2021 a novembro de 2022.
No ano de 2026, por meio da atualização do Código Tributário Municipal (CTM), sancionada por Cruz, em 31 de dezembro de 2022, somente os imóveis que estão acima do imposto devido, poderão sofrer acrescidos de até 5%, mais o índice inflacionário.
Confira como será a uniformização dos pagamentos e o calendário:
1ª parcela ou cota única – vencimento em 20 de abril
2ª parcela – vencimento em 22 de maio
3ª parcela – vencimento em 20 de junho
4ª parcela – vencimento em 20 de julho
5ª parcela – vencimento em 21 de agosto
6ª parcela – vencimento em 20 de setembro
7ª parcela – vencimento em 20 de outubro
8ª parcela – vencimento em 20 de novembro
9ª parcela – vencimento em 20 de dezembro