Com investimento de R$ 2 bilhões, Goiás recebe energia renovável
27 maio 2023 às 11h54
COMPARTILHAR
Duas fazendas de energia solares serão construídas nos municípios de Barro Alto e Luziânia, com investimento de R$ 2 bilhões. O CEO da empresa pernambucana Enercom Renováveis – responsável pelo investimento – esteve em Goiânia na última quinta-feira, 25, para articular a reta final para implementação do projeto.
A licença para instalação das usinas foi aprovada pelo governo federal, agora, a Secretaria de Meio Ambiente Sustentável (SEMAD) tem até 60 dias para aprovar o projeto e dar início ao plano.
Através do fundo de investimento da empresa, a usina fotovoltaica vai gerar mais de mil empregos diretos na região, além de aumento no PIB estadual. A primeira etapa começa em Luziânia.
Em entrevista ao Jornal Opção, o secretário de indústria e comércio, Joel de Sant’Anna Braga Filho pondera o avanço econômico no sentido da livre concorrência de mercado entre empresas de fonte de energia. “Eles vão comprar mais de um milhão de placas solares de empresas que estão em Goiás”.
Ainda segundo o secretário, entre alguns fatores, Goiás é atrativo pela condição do terreno plano para instalação das placas de energia. “Isso absorve melhor a quantidade de raio solares e ainda diminui o custo”, pontua.