O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixou às pressas o Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na tarde desta sexta-feira, 17, ele apresentou ao chefe do Executivo federal o arcabouço fiscal.

De acordo com a assessoria de imprensa, o ministro não retornou ao ministério, seguiu direto para a Base Aérea de Brasília e embarcou para São Paulo. “Não há informação, por parte da Fazenda, sobre o resultado da reunião de hoje”, informou.

A reunião teve a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e outros ministros, como Rui Costa, da Casa Civil, Simone Tebet (MDB), do Planejamento. A proposta da equipe econômica é criar um mecanismo que permita ao governo fazer investimentos e despesas sem gerar descontrole nas contas públicas.

A apresentação da nova regra fiscal era esperada por todo o mercado, pois à primeira vista, a ideia é substituir o teto de gastos. Por isso, a atenção de setores econômicos, nesta tarde, estava voltada para o Palácio do Planalto. Mas nada foi declarado sobre qualquer decisão.