A Academia Goiana de Letras, a União Brasileira de Escritores – Seção Goiás, e a Academia Goianiense de Letras se manifestaram contra a remoção do livro “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Marçal Aquino, da lista de títulos indicados no vestibular da Universidade de Rio Verde (UniRV). A obra foi retirada da instituição após campanha feita pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), pois em seu texto se lê nomes coloquiais dos órgãos sexuais masculino e feminino e também a descrição de um pé de maconha.

Leia a íntegra do documento:

Em conjunto e concordância, a Academia Goiana de Letras, Academia Goianiense de Letras e União Brasileira de Escritores Seção Goiás manifestam publicamente seu repúdio em relação ao lamentável ato dos gestores da Universidade de Rio Verde /UniRV, localizada na região Sudoeste de Goiás, atinente à retirada do romance “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, do escritor Marçal de Aquino, da lista de leitura obrigatória de seu vestibular. É de conhecimento público que a referida exclusão aconteceu após o deputado federal Gustavo Gayer (PL) publicar vídeo em que acusa o livro de possuir “conteúdo literário pornográfico”. 

Primeiramente, na condição de entidades culturais ligadas ao fazer literário, atestamos que o excelentíssimo deputado está equivocado em suas conclusões. O romance “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, a despeito de sua narrativa forte e evocativa, trata-se de obra de profundo conteúdo humano e apurado senso estético. 

Em segundo lugar, lastimamos que a Universidade de Rio Verde, ao contrariar sua vocação pedagógica de gerar e difundir conhecimento, tenha cedido à pressão e realizado inaceitável censura, tão combatida no passado e ferrenhamente repulsada ao longo do tempo, em especial, nos dias atuais. Certamente, tamanho desatino será corrigido, como forma de zelar pelo bom nome da Instituição, além de não constranger os goianos. 

José Ubirajara Galli Vieira – AGL; Aidenor Aires Pereira – AGnL; Ademir Luiz da Silva – UBE-GO