Raphael Bezerra

Quem nasceu nos anos 90 e 2000 tem várias referências de bichos assustadores que, nas telas de cinema, se transformaram em personagens fofos e repleto de novos significados. Em 1982, o imaginário das civilizações extraterrestres assustadoras foi substituído por um personagem marcante e fantástico com o lançamento de E.T. O Extraterrestre (E.T. The Extra -Terrestrial, no original). Com a complexidade dos temas abordados pelo cinema moderno, resultado das produções de serviços de streaming, o vilão agora é um ser desconhecido e que precisa da proteção das crianças que enxergam a verdadeira face do seu ser.

Bem como no clássico de Steven Spielberg, o filme Meu Amigo Lutcha, traz uma nova roupagem para uma criatura pouco conhecida, mas que seria responsável por destruição e caos. Outra característica que liga os dois filmes separados por mais de 40 anos, é a proteção e o segredo que as crianças fazem em torno do novo amigo.


Os mitos de criaturas vilanescas passaram, ao longo da sua trajetória na mídia, por variadas formas e reformas. Desde os clichês estereotipados, seja pela cultura, raça, cor, tradições ou marcas, até os mais complexos personagens que deixa para traz a linha tradicional do bem e mal.

O Chupa-cabra
Boa parte da população latino americana dos anos 90 já ouviu falar sobre um bicho que se servia de ovelhas e destruía plantações em regiões agrícolas. O nome começa a ser espalhado a partir da descoberta de cabras mortas em Porto Rico com marcas de mordida no pescoço.

Meu amigo Lutcha
Com a direção de Jonás Cuarón e produção de Chris Colombus, Chupa é um filme adequado para toda a família. A história tem como protagonista Alex (Evan Whitten), um garoto solitário que viaja com sua família do Kansas para uma cidade no norte do México. No galpão da fazenda do seu avô, a criança e seus primos encontram o filhote de um chupa-cabra e o batiza de Lutcha. O filhote precisa ser protegida de um cientista que tenta se aproveitar da criatura.

Memes
O nome do filme não passou batido pelos brasileiros. No original Chupa, não passou batido pelo público brasileiro que achou o título um tanto quanto sugestivo.

Ficha Técnica
Título original: Chupa
Direção: Jonás Cuarón
Roteiro: Joe Barnathan, Brendan Bellomo e Sean Kennedy Moore
Elenco: Evan Whitten, Christian Slater, Ashley Ciarra, Nikolas Verdugo, Demián Bichir
Duração: 1h 35min
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: 07 de abril
Ano: 2023

País: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama
Classificação: 10 anos