Instituto leva arte de Antônio Poteiro a alunos de 250 escolas em Goiás

04 setembro 2023 às 17h21

COMPARTILHAR
O Instituto Antônio Poteiro realizará oficinas gratuitas de artes nos dias 5, 6, 11, 12 e 13 de setembro, em Aparecida de Goiânia. O projeto ‘Brincando com Poteiro’ será realizado duas vezes por dia, com 3h de duração e atenderá 250 alunos de escolas municipais.
A coordenação pedagógica é do artista visual e educador Adriano de Morais. “Estamos empolgados em dar vida a este projeto que combina arte, história e cultura de uma maneira tão acessível e interativa”, afirma. “Nossa intenção é não apenas enriquecer a apreciação artística dos participantes, mas também fortalecer o senso de identidade e conexão com as raízes culturais brasileiras,” acrescenta. A produção será supervisionada por Malu da Cunha, que é experiente na gestão de projetos culturais.
O Instituto Antônio Poteiro é dedicado à preservação e promoção das artes visuais, em homenagem ao legado do renomado artista Antônio Poteiro. Por meio de exposições, eventos culturais e programas educativos, a instituição busca promover a experiência artística da comunidade e valorizar a cultura brasileira.
O projeto “Brincando com Poteiro” é viabilizado pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes e foi contemplado no programa ‘E+ Cultura’, da Equatorial Goiás.
Conheça Antônio Poteiro
Artista plástico português, Antônio Poteiro desenvolveu uma trajetória única na arte brasileira. Ele nasceu em Portugal em 1925 e migrou com sua família para o Brasil em 1926 e fixaram-se em Araguari, no Triângulo Mineiro.
Poteiro herdou do pai a técnica e a sensibilidade como ceramista e na década de 1970, incentivado pelo pintor modernista Siron Franco e por Cleber Gouvêa, parte para a pintura, se aperfeiçoa no uso das cores e, dessa maneira, torna-se um hábil colorista. Com originalidade e criatividade, passa a explorar paisagens e fauna brasileira. O estilo tornou-se inconfundível e admirado.
Leia também:
Goiânia receberá R$ 12 milhões da Lei Paulo Gustavo; confira quanto vai receber cada cidade
Goiânia recebe R$ 12 mi da Lei Paulo Gustavo e deve lançar editais em agosto, estima secretário