Considerado uma das maiores referências culturais de Goiânia, o Centro Livre de Artes (CLA) oferece diversos cursos, incluindo artes visuais e cênicas, além de música. Fundado em 1975, atualmente o local atende cerca de mil estudantes. As inscrições são divulgadas sempre no início do ano e as aulas são para todas as idades e níveis.

Com a oferta de cursos em três turnos, o local conta com professores que são analistas em cultura, especialistas e mestres. Como não há distinção de nível, o atendimento pode ir do público iniciante até artistas que já atuam na área. Segundo a diretora, Teth Musse, os resultados foram classificados como “fantásticos”.

“Muitas vezes acontece de alguém entrar para as aulas sem pretensões de seguir carreira artística e, de repente, isso vira prioridade e opção profissional na vida da pessoa”, conta a diretora. “As aulas funcionam como uma terapia para aquelas pessoas com sintomas depressivos ou que se sentem sozinhos ou sem ocupação. Aqui é um espaço para resgatar a motivação e autoestima”, completa.

Um dos exemplos apontados é o caso de José Passos de Almeida, 80 anos, que decidiu conhecer o mundo do teatro. Conforme conta, o espaço ajudou ele a superar o luto da morte da esposa e a encontrar um novo sentido para a vida. Anteriormente, ele também aprendeu a tocar violão no CLA.

“Eu posso dizer que o Centro Livre de Artes mudou minha vida. Nunca imaginei que, além do violão, eu pudesse me apaixonar também pelo teatro. (…) Sou muito grato a esse lugar, que me permitiu também superar o luto pelo falecimento da minha esposa e encontrar um novo sentido para minha vida. E vocês não imaginam o orgulho que a minha família sente ao ir às minhas apresentações”, afirma Almeida

Para mais informações sobre as matrículas no Centro Livre de Artes, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) disponibilizou o seguinte link.