Caiado lança Circuito das Cavalhadas em Goiás: “Quero que se torne um dos maiores eventos culturais do Brasil”

15 maio 2023 às 12h28


COMPARTILHAR
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lançou nesta segunda-feira, 15, o Circuito das Cavalhadas de 2023. O calendário de eventos começa no mês de maio e vai até o mês de outrubo, passando por 15 cidades de Goiás. Durante a cerimônia, realizada no Jardim dos Jabuticabais no Palácio das Esmeraldas, o governador Ronaldo Caiado disse que exaltar a cultura de Goiás é uma forma de resgatar o sentimento de pertencimento e identidade dos goianos.
“Essa é uma cultura nossa que estamos resgatando desde que chegamos ao governos. Este anos vamos ter 15 cidades, sendo que em 13 com o circuito completo e duas que estão voltando ao circuito, cidades que há mais de 80 anos não realizavam as cavalhadas. As tradições culturais do nosso estado atravessa gerações e dá ao nosso povo um sentimento de pertencimento e identidade. Tenho um carinho enorme pela nossa história e sou apaixonado pela nossa identidade e cultura e quero que este evento se torne um dos maiores do Brasil”, afirmou o governador.


A Secretária de Cultura de Goiás, Yara Nunes, espera para às Cavalhadas deste ano um engajamento maior das prefeituras e da população, sobretudo depois do período da pandemia da Covid-19, e espera um bom público prestigiando os eventos nas 15 cidades participantes.
“Neste ano, em um momento pós pandemia, o circuito vai ser muito mais visitado do que nos últimos anos, com as pessoas retomando com mais segurança. As prefeituras estão muito ansiosas, assim como nós, que mudamos um pouco o formato de apoio das cavalhadas. Então esse ano vamos ter um circuito muito bonito, um dos mais bonitos dos últimos anos”, afirmou a secretária.


A cerimônia contou ainda com a participação do vice-governador, Daniel Vilela, de prefeitos das 15 cidades que vão receber às comemorações das cavalhadas, além de deputados e autoridades locais.
Cavalhadas em Goiás As Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos em Goiás, em uma festa que reúne religiosidade, cultura, turismo e economia, e valoriza o patrimônio imaterial do estado. Na capitania de Goiás, as mais antigas Cavalhadas das qual se tem registro são as dos Arraias de Santa Luzia, atual cidade de Luziânia, no dia 6 de janeiro de 1751, e de Santa Cruz de Goiás, desde 1816. As cidades de Pirenópolis e Cidade de Goiás têm registros de 1819 e 1820.
Leia mais: Combustível verde: Ronaldo Caiado destaca sustentabilidade em inauguração de usina