As lágrimas dos franceses e a tomada de Paris pelos nazistas

14 junho 2024 às 10h23

COMPARTILHAR
Menos de um ano depois de começar a Segunda Guerra Mundial, os alemães invadiram a França. No dia 14 de junho de 1940, as tropas nazistas tomaram Paris e desfilaram pelo Arco do Triunfo. Os parisienses assistiam atônitos a marcha dos soldados inimigos. A Cidade Luz caía perante Adolf Hitler. O fuher foi até a capital e pousou para fotos tendo a Torre Eiffel como cenário.
Naqueles primeiros anos da guerra, parecia que Hitler cumpriria seu objetivo de conquistar a Europa. Os soldados nazistas não paravam de marchar, de invadir territórios. O cheiro da morte por causa das batalhas e dos campos de concentração se espalhava pelos ares europeus. Até Paris caiu, o que esperar dos próximos dias? Os parisienses não escondiam as lágrimas que escorriam pelos olhos.
O jornal O Globo, na época, noticiou a chegada dos alemães à cidade luz: “Retirando-se para evitar a destruição da grande cidade, os franceses organizam nova linha de resistência”. Não dava para imaginar Paris sendo destruída. Até 1940. Com os nazistas avançando sobre solo francês, tudo seria possível.
- Leia também: Lúcio Costa: o criador do plano piloto de Brasília