As crianças aguardam com grande expectativa a chegada da Páscoa, uma das festas mais celebradas em todo o mundo. Os ovos de chocolate, com suas diversas opções de tamanhos, formatos, sabores e cores, são uma atração especial para os pequenos. Mas nutricionistas alertam que os pais devem ter cautela ao oferecer chocolate às crianças na Páscoa, já que é importante esperar um pouco antes de introduzir o doce na alimentação de crianças.

O paladar do ser humano é construído ao longo da infância, durante a amamentação, introdução alimentar e até cerca de 2 anos de idade. Até este momento, o consumo de açúcar deve ser evitado para preservar o interesse das crianças por alimentos saudáveis, como frutas e legumes.

É recomendado esperar até que o bebê complete dois anos de idade antes de introduzir chocolate ou outros alimentos com alto teor de açúcar em sua dieta. Isso porque, antes dessa idade, o sistema digestivo do bebê ainda não está completamente desenvolvido e alimentos açucarados podem causar desconforto abdominal, diarreia e outros problemas de saúde. Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode levar ao desenvolvimento de cáries dentárias. Por isso, é importante oferecer uma dieta balanceada e saudável para as crianças, com moderação em relação aos doces e outros alimentos com alto teor de açúcar.

Saúde no futuro

Oferecer alimentos ricos em açúcar apenas após os 2 anos de idade além de prevenir o desenvolvimento de cáries e outras infecções bucais, também diminui o risco de obesidade infantil, diabetes e doenças crônicas na vida adulta.

No curto prazo, o consumo excessivo de açúcar pode levar a hiperatividade e mudanças de humor em crianças de todas as idades, afetando seu comportamento, concentração, capacidade de realizar tarefas diárias e qualidade do sono.O ideal é que as crianças com até 2 anos de idade não consumam nenhum tipo de chocolate. Entre os 2 e 6 anos, o pais podem oferecer 10 gramas por dia, o equivalente a um quadradinho.

Dos 7 aos 10 anos, as crianças estão liberadas para comer dois quadradinhos de uma barra de chocolate diariamente.