Declarados por grande parte dos brasileiros como membros indispensáveis da família, os pets, como também são conhecidos os animais de estimação, já ultrapassam a marca de 168 milhões de indivíduos no país. O número, inclusive, é um dos maiores do mundo, já tendo até superado a soma conjunta das quatro maiores torcidas do futebol nacional: Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Os times reúnem cerca de 100 milhões de torcedores. 

Distribuídos, cabem quase dois pets em cada um dos 90 milhões de domicílios do Brasil. Entre os motivos que levaram ao aumento dos animais de estimação está a escolha feita por mulheres e casais por um número menor de filhos, além das mudanças no estilo de vida, como residir em domicílios menores. 

Uma consulta feita pelo IBGE em 2013, mostrou que o país reunia 132 milhões de animais de estimação. Os dados mais recentes do mesmo IPB apontam para uma população de 150 milhões em 2021. A Euromonitor, por outro lado, indica que os pets já somavam 168 milhões no ano passado, conforme o site da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). 

Adoção de gatos bate recorde 

Dos 168 milhões animais de estimação brasileiros, conforme a Euromonitor, 68 milhões são cães, 42 milhões são aves e 34 milhões são gatos. Há ainda 22 milhões de peixes ornamentais e 2 milhões de outros, como coelhos e roedores. A população de felinos teve alta recorde de 6% entre 2020 e 2021, de acordo com o censo mais recente do IPB. 

Leia mais: Microchips em pets: animais podem receber tecnologia em Goiás