Nos pênaltis, Brasil dá adeus ao sonho do hexa

09 dezembro 2022 às 14h46

COMPARTILHAR
As primeiras quartas de final da Copa do Mundo foram decididas com doses extremas de emoção e o sonho do hexa acabou. Com direito a dois gols durante a prorrogação, Croácia e Brasil empataram em 0 a 0 no tempo normal e repetiram a igualdade por 1 a 1 após mais 30 minutos de jogo – Neymar fez para a Canarinho e Petkovic fez para os croatas. Nos pênaltis, melhor para os croatas, que venceram por 4 a 2 no Estádio Cidade da Educação.
Agora, q Croácia espera o vencedor de Argentina x Holanda, que se enfrentam às 16h desta sexta-feira, para saber o adversário da semifinal. A partida será às 16h (de Brasília) da próxima terça-feira no Estádio Lusail.
Jogo tenso
O equilíbrio marcou os primeiros minutos de Croácia x Brasil. A Canarinho até teve duas chances promissoras nos pés de Vini Jr ainda no começo da partida, mas o camisa 20 não conseguiu chutar diante da forte marcação. Os croatas tinham mais domínio no meio-campo até pela superioridade no setor – entraram com três volantes, contra dois na Canarinho. O duelo se desenrolou com poucas chances.
A Croácia foi gostando do jogo no decorrer do primeiro tempo. Aos poucos, a equipe de Zlatko Dalic chegou com mais facilidade ao ataque. A Seleção Brasileira, por outro lado, ameaçava com cada vez mais raridade o rival. Com poucos jogadores no meio-campo, a Canarinho só tentava explorar a defesa por meio de bolas longas, sempre cortadas. Vini Jr e Raphinha pouco criaram.
O ataque do Brasil continuou no decorrer do segundo tempo. Aí, um protagonista da partida foi apresentado: Dominik Livakovic. O goleiro da Croácia fez dois milagres para evitar o gol da Canarinho, que, aos poucos, conseguiu abrir espaços na defesa adversária. O primeiro veio em um lance de bate-rebate na área, a bola sobrou para Paquetá que, completamente livre, parou na cabeça do camisa 1. O segundo foi em Neymar, com o arqueiro parando em um movimento de futsal.
As equipes seguiram tentando, mas pouco criaram de perigo na reta final do segundo tempo. O tempo normal terminou sem gols e a partida foi encaminhada para a prorrogação.
Prorrogação
A prorrogação foi tensa, acompanhando os momentos do jogo. Mas de tanto insistir o gol finalmente veio. Após tabelinha com Lucas Paquetá, Neymar entrou livre dentro da área e, diferentemente das outras oportunidades, não chutou de primeira. O craque driblou Livakovic e, com um toque sutil, abriu o placar e saiu para o abraço.
A Croácia começou em vantagem, com Vlasic fazendo e Livakovic defendendo a cobrança de Rodrygo na primeira rodada.