Por Cilas Gontijo

A seleção de Portugal está muito bem no Catar, com a possibilidade real de chegar a uma final inédita de Copa do Mundo. Nesse sentido, quem seria mais útil, o jovem goleador ou o veterano e maior artilheiro da seleção?

Cristiano Ronaldo, ex-Real Madrid, 37 anos, e camisa 9 da seleção portuguesa, cinco vezes ganhador da Bola de Ouro como melhor jogador do mundo, parece não ser mais unanimidade no País lusitano. É o que sugerem as reações de grande parte dos torcedores e da imprensa.

O maior goleador pela Seleção de Portugal, com 118 gols marcados em 190 partidas, sem dúvida, é um grande craque de futebol. Ele é um dos maiores jogadores de todos os tempos, não só de Portugal, mas do mundo. Em seu País ele se junta a Eusébio, Luís Figo e Rui Costa.

Ao que tudo indica, CR7 está na sua última Copa do Mundo. No seu último clube, o Manchester United — em sua segunda passagem por lá —, ele não viveu bons momentos. Pelo contrário, foram tempos bem conturbados no clube inglês. É certo que o astro de Portugal está passando por um momento de tensão em sua magnífica carreira.

Com o gol marcado no mundial contra Gana, de pênalti, ele simplesmente se tornou o único jogador do mundo a marcar gols em cinco edições diferentes de copas do mundo e, ao ser substituído contra a Coreia do Sul, não gostou, como qualquer jogador não gosta. Ficou bravo, resmungou e criou um atrito com o técnico Fernando Santos, que não gostou muito da reação do maior ídolo do time.

No jogo contra a Suíça pelas oitavas de final, o treinador optou por deixá-lo no banco de reservas e em seu lugar colocou o jovem atacante do Benfica, de apenas 21 anos, Gonçalo Ramos. O jogador, que já é visto como um provável substituto do CR7, fez o seu primeiro jogo como titular da seleção.

Gonçalo é o atual artilheiro do Campeonato Português com nove Gols em 11 jogos na atual temporada. Dizem por lá que, o novo goleador tem um faro de gols impressionante e seu valor atual de marcado está na casa de, 24 milhões de euros – cerca de, 129 milhões de reais, de acordo com o site Transfermarkt.

O fato, é que, o garoto entrou e foi o grande nome da partida contra os suíços, marcando três gols dos seis feitos pela seleção portuguesa. Saiu como herói da classificação às quartas de final e mostrou que o técnico tinha razão. Para a sorte de Fernando Santos.

A verdade, é que, CR7 já não é mais o mesmo, rápido, driblador, ainda continua muito técnico, porém no futebol de hoje, só a técnica não adianta. A seleção portuguesa está muito bem no Catar, com a possibilidade real de chegar a uma final inédita de Copa do Mundo. Nesse sentido, quem seria mais útil, o jovem goleador ou o veterano e maior artilheiro da seleção?

Alguém duvida que, novamente contra Marrocos no Sábado,10, às 16h, Gonçalo Ramos novamente deixe Cristiano Ronaldo no banco?

*Cilas Gontijo é estagiário do Jornal Opção em convênio com a UniAraguaia, sob a supervisão do editor PH Mota.