Nesta quinta-feira, 1º, às 16h, Alemanha e Costa Rica se enfrentam em jogo da terceira rodada do grupo E da Copa do Mundo do Catar. Para os alemães será um confronto decisivo, um jogo de vida ou morte.
A seleção alemã chega para essa partida sob uma pressão enorme, depois de perder para os japoneses na primeira rodada e um empate com a Espanha no segundo jogo. Dona de quatro títulos mundiais 1957, 1974, 1990 e 2014, o time de Tomas Müller está assombrado com o fantasma da Copa de 2018, quando foram eliminados ainda na primeira fase.


Em 2018 na Rússia, os alemães foram eliminados por uma seleção asiática, a Coreia do Sul e agora a derrota para outra seleção asiática, a Seleção do Japão, poderá lhes custar a segunda eliminação precoce seguida em Copa do Mundo. Ao que tudo indica, a surra de 7×1 que os alemães deram na seleção brasileira em casa na Copa de 2014, não lhes trouxeram sorte. Após essa goleada e o consequentemente o título, a seleção alemã parece ter perdido o rumo.

A Alemanha é a lanterna do grupo E, com apenas um ponto, eles precisam vencer e ainda torcer contra os japoneses que jogaram contra a excelente seleção da Espanha também as 16h. Se conseguirem uma vitória contra a fraca Seleção da Costa Rica, um empate dos japoneses contra os espanhóis, já levaria os alemães para a próxima fase. Porém, se os samurais vencer o jogo, os alemães, precisaram golear por seis ou mais gols de diferença os costa-riquenhos.

De qualquer forma, o jogo entre Alemanha e Costa Rica já entrará para a história das Copas, será a primeira vez em 92 anos que a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) colocará uma mulher para apitar uma partida masculina de futebol em Copa do Mundo. Aliás, o trio será composto 100% por mulheres e, entre elas, estará a assistente ou bandeirinha brasileira – Neuza Back de Santa Catarina.

Estará responsável pelo apito a francesa Stephanie Frappart, auxiliadas pelas assistentes, Neuza Back e a mexicana Karen Díaz Medida.
Árbitro goiano
Wilton Pereira Sampaio árbitro da FIFA desde 2013, já apitou dois jogos na Copa do Catar: Holanda x Senegal – Polônia x Arábia Saudita. Em ambas as partidas, o goiano não comprometeu o resultado do jogo.
Wilton já recebeu de premiação por cada jogo apitado nessa primeira fase, uma cota de 5 mil euros, o equivalente a R$ 28 mil. A partir da fase de mata-mata, os valores por partida subirão para 10 mil euros, cerca de R$ 56 mil.