A Prefeitura de Alexânia, em Goiás, abriu concurso na área da educação com 400 vagas disponíveis. As oportunidades, 400 no total, são para o cargo de professor, destinadas à educação infantil e ensino fundamental I. Do total de vagas, 80 estão disponíveis para contratação imediata, enquanto 320 formam o cadastro reserva. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro pelo site da banca organizadora, Instituto Brasileiro de Educação, Seleção e Tecnologia (Ibest).

Os candidatos para essa carreira devem possuir ensino superior completo em pedagogia (licenciatura plena) ou curso normal superior de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação em pedagogia bacharel com complementação pedagógica, formação pedagógica ou programa especial de licenciatura em pedagogia, em conformidade com as Resoluções do Conselho Nacional de Educação, também são aceitas. O salário inicial para esse cargo é de R$ 3.481,18, com uma carga horária de 30 horas semanais.

As vagas e suas respectivas lotações irão atender às necessidades da Secretaria Municipal de Educação de Alexânia. No total, incluindo contratação imediata e cadastro reserva, há 20 vagas disponíveis pessoas com deficiência (PcD).

Etapas do concurso

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nas seguintes cidades de Alexânia, Anápolis e Brasília (DF) na data prevista de 3 de dezembro de 2023, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação. As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de quatro horas. Para maiores informações, clique aqui para acessar o edital.

  1. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  3. Análise de títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva será composta por 120 itens de julgamento certo ou errado, que versarão sobre conhecimentos básicos, complementares e específicos. Já a prova discursiva consistirá em redação de texto dissertativo, entre 20 e 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos básicos.

As responsabilidades do cargo incluem ministrar aulas na educação básica em unidades escolares, planejar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, bem como promover a alfabetização de acordo com as diretrizes do órgão municipal de educação. Além disso, os professores devem realizar atividades em bibliotecas, salas de recursos didáticos, oficinas pedagógicas, laboratórios de ensino, atividades artísticas e atividades extracurriculares.