Conheça hábitos saudáveis cientificamente comprovados para melhorar 2024
02 janeiro 2024 às 19h09
COMPARTILHAR
Dezembro geralmente não é um período para contar calorias ou praticar moderação. Com mesas cheias de delícias, muitas pessoas tendem a exagerar. Não é surpresa que muitos comecem o novo ano com a qualidade de vida em mente.
Em todo final de ano, se tornam comuns as metas e promessas para o ano seguinte. Muitas são quebradas já no primeiro dia do ano. De acordo com pesquisas recentes, entre 17% e 45% das pessoas abandonam essas tentativas ainda em janeiro. Outras metas podem passar a ocupar um espaço regular no dia-a-dia.
A expectativa de ter uma qualidade de vida melhor pode ser atendida com a adoção de alguns hábitos no cotidiano. As evidências mostram que é melhor definir metas alcançáveis, objetivas e realistas. E que existe uma maior dificuldade vinculada a metas abstratas ou voltadas a parar com um hábito já adquirido, como deixar a bebida e o fumo.
A importância do sono
Estudos recentes indicam que manter um horário de sono regular pode contribuir para a saúde intestinal. Tente evitar a exposição a luzes intensas ou ao uso do celular duas horas antes de se deitar.
Enquanto estiver na cama, você pode experimentar a prática do sonho lúcido, que é a capacidade de estar ciente de que está sonhando durante o sono.
O sonho lúcido é utilizado por muitas pessoas como uma ferramenta para gerenciar pesadelos, encontrar soluções para problemas e explorar ideias criativas.
Outra opção é simplesmente praticar a respiração. Pesquisas indicam que os exercícios de respiração podem ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade, diminuir a pressão arterial e até mesmo auxiliar no sono.
Atividades físicas
A atividade física pode contribuir para o aumento da força, a queima de gordura e a melhoria da saúde mental. Além disso, ela também pode beneficiar a saúde dos micróbios intestinais.
Se o seu interesse é deixar de lado o sedentarismo, não é necessário se preocupar em alcançar a meta de 10 mil passos por dia – algumas pesquisas sugerem que um número menor (cerca de 5 mil por dia) pode ser suficiente para promover a saúde.
Se o seu objetivo é entrar em forma rapidamente, apenas seis sessões de treinamento intervalado podem aumentar o consumo máximo de oxigênio, um indicador do condicionamento físico geral e da eficiência do nosso corpo em queimar o combustível armazenado nas nossas células.
Para aqueles que buscam fazer sessões extras na academia, pode ser útil saber que já é comprovado cientificamente: malhar com os amigos pode diminuir a sensação de fadiga e dor.
Exercícios mentais
Você pode tentar algo novo, se desafiar em uma nova área, aprender uma nova linguagem ou habilidade; essas atividades vão fortalecer a parte do seu corpo que não é exercitada na academia.
Também é válido conversar com um estranho, aproveitar um bom susto, ou simplesmente abraçar momentos de caos. Todas essas coisas podem ajudá-lo a se sentir mais feliz, mais resiliente e menos estressado, segundo a ciência.
Se você estiver se sentindo especialmente ativo, pode considerar fazer alguns agachamentos. Esses exercícios podem proporcionar um aumento notável no fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode, por sua vez, melhorar nossas habilidades cognitivas e de resolução de problemas.
Se isso parecer muito desafiador, você pode simplesmente adotar uma mentalidade jovem. Estudos mostram que se você se percebe como jovem, pode ter uma vida mais longa.
Também pode ser benéfico abraçar o poder da contemplação, seja escalando uma montanha, observando o oceano ou admirando um céu estrelado. A contemplação pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar a memória e promover uma maior sensação de conexão com os outros e com o mundo ao nosso redor.
Ou, por que não experimentar cantar um pouco? Talvez seja o analgésico mais acessível do mundo e um exercício aeróbico que libera endorfinas, os químicos cerebrais que nos fazem sentir bem.
Vínculos afetivos
Se relacionar com pessoas queridas pode fortalecer o seu sistema imunológico e cardiovascular, além de fazer com que você se sinta mais feliz.
Caminhantes que sincronizam seus passos tendem a se comunicar melhor, enquanto batucar um ritmo com um amigo pode fazer com que ambos se gostem mais. Então, vale tentar adicionar um pouco de ritmo no encontro de amigos.
Adotar uma nova perspectiva sobre o perdão pode ser um passo simples que pode trazer vários benefícios para nossas vidas. Embora possa ser desafiador, expressar “eu te perdoo” – e realmente significar isso – pode diminuir nossos níveis de estresse, contribuir para uma maior prosperidade financeira e até mesmo promover uma saúde melhor à medida que envelhecemos.
Alimentação equilibrada
Manter uma dieta equilibrada é obviamente benéfico em qualquer época do ano, mas provavelmente é ainda mais importante após um período de indulgência. Pesquisas sugerem que alimentos processados – sim, isso inclui os chocolates saboreados no sofá após o almoço – podem ser tão prejudiciais para a mente quanto para o corpo.
E, embora em alguns países muitas pessoas optem por passar janeiro sem consumir álcool, não é necessário fazer o mesmo com o café: pesquisas sugerem que quem consome café tem menor risco de morrer de acidente vascular cerebral, doença cardíaca ou câncer. No entanto, claro, é importante consumir café – como a maioria das coisas – com moderação.
Estudos mostraram que frutas e vegetais de cores variadas podem melhorar a saúde cerebral e reduzir as chances de desenvolvermos doenças do coração.
Distribuição do tempo
Existe um ditado popular no Brasil que diz que “mente vazia é oficina do diabo”. Entretanto, ter momentos de ócio para deixar a mente vagar pode trazer benefícios surpreendentes, assim como atividades de lazer e hobbies.
Indivíduos que se entediam facilmente podem ser atraídos por comportamentos viciantes, como o uso excessivo de celulares, e essa tendência tem sido associada a uma maior predisposição a uma série de problemas de saúde mental.
Incorporar um novo passatempo pode contribuir para manter seu cérebro rejuvenescido, estimular a criatividade e afastar o tédio. Por exemplo, os cientistas laureados com o Nobel listam aproximadamente três vezes mais hobbies pessoais do que a pessoa média – e são particularmente inclinados a se envolver em atividades criativas, como música, pintura ou escrita de poesia.
Há boas notícias também se o seu passatempo preferido é a leitura de um bom livro: as pessoas que leem ficção são mais habilidosas em entender o que os outros estão pensando e sentindo.
E se você aprecia ler em voz alta para outras pessoas, isso pode não apenas melhorar sua memória , mas também facilitar a compreensão de textos complexos.
Leia também:
Cinco razões que tornam Goiânia a melhor cidade para morar no país
Adensamento urbano: o fenômeno pode deixar Goiânia (mais) caótica
IBGE: apesar da queda acentuada da pobreza, desigualdades se mantêm