HIMARS: Conheça o lançador de foguetes que está mudando a guerra na Ucrânia

04 agosto 2022 às 14h09

COMPARTILHAR
Desde o mês de junho, os Estados Unidos fornecem para a Ucrânia o lançador múltiplo de foguetes M142 High Mobility Artillery Rocket System, mais conhecido como HIMARS. Extremamente moderno, o sistema de artilharia móvel pode atingir alvos a longas distâncias com uma grande precisão. Com essas características, o veículo militar está mudando o rumo da guerra entre os ucranianos e os russos.
Atualmente, há cerca de 16 HIMARS em operação no conflito, segundo a agência de notícias Reuters. Os lançadores que estão no país podem disparar múltiplos projéteis com o alcance de 80 km e uma precisão de pouquíssimos metros, entre 2 e 3 metros em relação ao alvo. Atributos perfeitos para os ucranianos usarem em ataques atrás das linhas inimigas russas, principalmente no fornecimento de suprimentos.
Todos os dias, vídeos de locais estratégicos destruídos por foguetes aparecem nas redes sociais, seja na região de Donbass ou em cidades estratégicas que a Rússia controla, como Kherson. O objetivo do exército ucraniano seria causar uma crise de desabastecimento nas linhas de frente, assim como ocorreu na batalha de Kyiv durante o início da guerra.
Pelo lado russo, não há como combater os estragos causados pelo sistema de artilharia móvel americano. Além da grande distância que os foguetes podem ser disparados, os HIMARS são extremamente móveis e podem mudar rapidamente de posição após o disparo. Fora que a Rússia não possui meios eficazes para contra-atacar, em termos de distância, precisão e tempo.
*Com informações do canal Hoje no Mundo Militar