Este túnel aí tem História. Ele fica em Botafogo, quase na divisa com Copacabana, no Rio de Janeiro. É o Túnel do Pasmado e foi construído para desafogar o trânsito na Zona Sul. Quando eu vi que o trajeto da Meia Maratona do Rio de Janeiro de 2018 passava por ele, já pensei em fotografá-lo. Mas o que há de tão importante para o registro? Para quem é fã do Roberto Carlos como eu já deve saber o motivo.

No filme “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, de 1967, tem uma cena que Roberto estava pilotando um helicóptero e sobrevoava várias regiões do Rio de Janeiro. Começava na Zona Sul e ia até a Avenida Presidente Vargas, no Centro. Uma cena sempre me chamou atenção: o helicóptero passou por dentro do Túnel do Pasmado. É possível no filme ver a polícia segurando o trânsito e alguns curiosos olhando aquele momento tenso, mas o mais emocionante. A primeira vez que eu vi foi no site do Roberto Carlos, em 2004. Desde então eu sempre quis ver este túnel e repassar a cena na minha cabeça.

A oportunidade veio em 2018. Um pouco antes do Túnel, enquanto corria a Meia do Rio, tinha um posto de hidratação com Gatorade e, de longe, já vi o Pasmado. Apesar de estar de fone de ouvido tocando minha playlist do Spotfy, não tinha como correr dentro do túnel sem lembrar da cena e de ouvir “Namoradinha de um amigo meu”, tal qual no filme. É claro que não foi o Roberto Carlos que pilotou o helicóptero. O autor da façanha se chama Antônio Nascimento.

Isso é o que acontece quando a gente que ama História corre em cidade histórica. Pensa, respira, transpira e ouve História por onde passa.