Silvio Santos: a morte do Senhor do domingo
17 agosto 2024 às 12h59
COMPARTILHAR
Quando a TV Goyá parou de transmitir o sinal do SBT para Goiânia, meu pai ficou muito triste. Como é que ele iria assistir o Programa Silvio Santos no domingo? Por isso, quando a TV Serra Dourada entrou no ar em maio de 1989, fez-se uma festa lá em casa. De novo nossos domingos seriam alegres porque o Programa Silvio Santos voltaria para Goiânia. O carioca nascido Señor Abravanel e eternizado como Silvio Santos tinha essa capacidade de encantar os brasileiros com seu sorriso e seu carisma.
Silvio Santos falava a linguagem do povo, não importava a idade. Por isso, ele apresentava o infantil “Boa noite Cinderela” e o adulto “Show de Calouros” com a mesma desenvoltura. Ao falar do Baú da Felicidade, Silvio conseguiu convencer milhões de brasileiros a comprarem o carnê, pagar as parcelas em dia e receber um produto nas lojas do Baú. Aqui em Goiânia, a loja funcionava na Avenida Goiás. Fazer tudo isso em um único domingo sem cansar o telespectador não era tarefa fácil. Só mesmo Silvio Santos.
Assis Chateaubriand criou a TV Tupi, a Pioneira, em 1950. Roberto Marinho criou a Rede Globo, a maior rede de televisão do país, quinze anos depois. Se dessem um microfone para eles e um auditório para animar, nunca conseguiriam. Já Silvio Santos, dono do SBT, com o microfone grudado no peito só faltou fazer chover. Ao contrário dos outros donos de televisão, Silvio era o rosto da sua emissora. Em 1988, quando ele ameaçou aposentar o microfone, o país inteiro se mobilizou para demovê-lo da ideia. Ainda bem que Silvio ouviu seus colegas de trabalho espalhados pelo Brasil.
A manhã de hoje ficou triste com a notícia da morte de Silvio Santos. Quis o destino que ele nos deixasse no sábado para que nós celebremos a sua memória no dia que os brasileiros mais aguardavam na semana só para cantar “Silvio Santos vem aí”. É por isso que a TV Serra Dourada, quando entrou no ar em 1989, foi tão festejada: o sorriso de Silvio Santos voltava para os lares goianos. Como vamos sentir falta dele!