Ele foi o pai do Chico Buarque ou, como escreveu Carlos Lacerda em 1967 no Jornal do Brasil, o pai do moço da Banda. Eis Sérgio Buarque de Holanda. Ele nasceu em São Paulo, no dia 11 de julho de 1902. Antes de ser “apenas” o pai de Chico Buarque, Sérgio foi historiador, sociólogo, jornalista e professor universitário. Ele pertence a primeira geração de brasileiros que estudaram a nossa sociedade.

Nascido em São Paulo, Sérgio se mudou para o Rio de Janeiro em 1922 e foi nomeado por Oswald de Andrade e Mário de Andrade para ser representante da revista modernista Klaxon na antiga capital federal. Em 1936, começou sua carreira acadêmica lecionando em São Paulo e no Rio. No mesmo ano, Sérgio Buarque publicou “Raizes do Brasil”,um livro clássico para os estudos sociais brasileiros. Ele escreveu outras obras importantes para a compreensão do nosso país como “Visão do paraíso” e “Monções”

Entre os anos 1960 e 1970, Sérgio Buarque de Holanda liderou a produção dos volumes de “História Geral da Civilização Brasileira”. Ele morreu em 24 de abril de 1982, vítima de complicações pulmonares. O pai do Chico fez muito pelos estudos sobre o Brasil.