Rodovia aberta pelos bandeirantes foi asfaltada por Iris Rezende
20 dezembro 2023 às 17h29
COMPARTILHAR
Em 1983, Iris Rezende era governador de Goiás e sua administração funcionava no ritmo dos mutirões. Não foram apenas as milhares de casas construídas, mas estradas também foram asfaltadas no seu governo. Uma delas foi a GO-020, que liga Goiânia ao Sudeste goiano.
A revista “Manchete” deu destaque para essa inauguração. A rodovia foi batizada como “Rodovia JK”, uma referência ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, grande abridor de estradas e ídolo de Iris Rezende. A reportagem da Manchete enfatizava que a GO-020 foi aberta pelos bandeirantes, que vieram de São Paulo e rumaram para o interior do Brasil em busca de ouro e indígenas, no século XVIII. Até hoje a rodovia é caminho para quem sai de Goiânia e se dirige para a capital paulista.
Na foto que ilustra este texto, publicada na “Manchete, me chama a atenção o monumento em homenagem ao ex-presidente. Não sei se instalaram ali apenas para os festejos da inauguração ou se ainda existe. Pelo menos às margens da GO-020 que sai de Goiânia eu nunca vi esse monumento.
Outra coisa que me chamou a atenção é a mulher ao lado de Iris. Ela parece a ex-primeira-dama Sara Kubitschek. Como a “Manchete” era fã de Juscelino, provavelmente falaria da presença da viúva de JK, mas a reportagem não falou.
Goiás vivia naquela época em ritmo de mutirão e não se esquecendo do seu passado com as presenças dos bandeirantes e de Juscelino Kubitschek em sua história.