Prefeito Hélio de Brito: o político, a política e a televisão

24 julho 2023 às 11h38


COMPARTILHAR
Dr. Hélio Seixo de Brito foi prefeito de Goiânia entre os anos de 1961 a 1966. Tempos em que a televisão começava a se consolidar no Brasil. Nesta foto, que foi publicada em seu livro “Histórico de uma administração”, ele e sua equipe usaram a televisão para prestar contas sobre a administração em curso. O quadro ali no canto era usado para afixar um mapa e mostrar os locais onde a Prefeitura estava com obras. Ou para rascunhar uma ideia. Às vezes, é preciso desenhar para ser entendido.
A televisão começava a fazer parte da vida das pessoas. Com o barateamento do aparelho e o surgimento de novas emissoras, a televisão se popularizou rapidamente e já começava a ocupava o espaço do rádio. A partir dos anos 1960, o político tinha que se preocupar não somente com o som, mas a imagem também. Em 1962, ano que a foto deste post registrou Dr. Hélio na televisão, já se tinha conhecimento do poder da TV na política. Na década de 1950, Carlos Lacerda aparecia na TV Tupi criticando Getúlio Vargas. Nas eleições norte-americanas de 1960, um jovial John Kennedy ganhou pontos com os eleitores contrastando com um Richard Nixon transpirando que nem panela de pressão.
É uma pena esses momentos da história da política e da televisão não terem sido gravados. Tudo era feito na hora. Como dizia Faustão, “quem sabe faz ao vivo”.
Por isso, Dr. Hélio Seixo de Brito e sua equipe capricharam no terno para aparecerem bem na televisão.