O documentário “Get Back”, lançado em 2021, mostra os Beatles, em janeiro de 1969, preparando um novo disco e um show ao vivo. Em uma das cenas, eles lembram: “Hoje é aniversário do Elvis”. Fã que é fã lembra do aniversário do seu ídolo. Os Beatles já eram lendas do rock em 1969 e não esqueceram da referência, da base. Na década de 1970, John Lennon foi definitivo: “Antes de Elvis não havia nada”. O que seriam dos Beatles, dos Rolling Stones e outras tantas bandas de rock se não tivessem ouvido “Hound Dog”, “Heartbreak Hotel” e outras músicas do Elvis?

Nascido em 8 de janeiro de 1935, Elvis Aaron Presley bebeu da música gospel, do R&B e da country music. Além disso, a cultura negra o inspirou no seu gingado e na sua voz. Elvis estava aberto a tudo, absorvendo o que fervia em Memphis no começo dos anos 1950. Se a segregação racial era regra, Elvis a quebrou logo no início da sua carreira. Na Netflix tem o documentário “Elvis: The Searcher”, que mostra a sua formação musical.

Elvis Presley com os Beatles | Foto: Reprodução

Elvis ficou mundialmente conhecido em 1956. Seus discos vendiam como água e seu rosto estava nas revistas e nos principais programas de TV. Até o renomado Ed Sullivan se rendeu à Elvis, apesar de mostrá-lo da cintura para cima, pois o rebolado do garoto abalou o sistema. No ano seguinte, Elvis foi para o exército mostrando que era um bom moço patriótico. Hollywood se tornou a casa dele quando gravou vários filmes que engessaram sua carreira.

Em 1968, Elvis voltou com tudo no seu especial para a NBC. Hollywood pode muito, mas não pode parar o Rei do Rock. Nos anos 1970, Elvis conquistava Las Vegas e o mundo inteiro. Todo mundo dos quatro cantos do planeta queria fazer parte da plateia que o assistia ao vivo. Eu mesmo queria muito vê-lo ao vivo.

Elvis morreu em 1977, muito inchado por causa dos remédios, com a vida pessoal exposta em um livro escrito por ex-seguranças, mas amado pelos fãs. Olhando para tudo o que Elvis fez, a gente se sente igual os Beatles e lembrando o inesquecível 8 de janeiro, dia que nasceu o Rei do Rock.