Os Beatles não gravaram Luiz Gonzaga? Azar dos Beatles e dos ouvintes…
![Avatar photo](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/uploads/2023/01/cropped-Carlos.jpef_-30x30.jpeg)
16 dezembro 2023 às 12h54
![](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2014/07/luiz-gonzaga.jpg)
COMPARTILHAR
Era o ano de 1968, Os Beatles lançavam o “White Album” e a Jovem Guarda reinava com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderleia. A música era jovem e os jovens pretendiam dominar o mundo. Aqui no Brasil, artistas como Luiz Gonzaga eram considerados ultrapassados. Será que não havia espaço para o Rei do Baião? Ah, mas é claro que tinha. Por que não unir o antigo e o moderno? Eis que, em 1968, saiu a notícia de que os Beatles iriam gravar “Asa Branca”, do Gonzagão. Logo a imprensa divulgou a notícia e a simples ideia de que a sanfona iria se juntar às guitarras já fazia muita gente voltar a se interessar por Luiz Gonzaga, o baião e o forró.
Mas tudo não passou de um boato. Os Beatles continuaram em Abbey Road e não gravaram “Asa Branca”. O autor da fake news foi Carlos Imperial. Tá vendo por que ele era chamado de “rei da Pilantragem”? A intenção era resgatar Luiz Gonzaga, voltar os holofotes para ele. Fazer o Rei do Baião conhecido pela juventude que só ouvia iê-iê-iê. Quando os Beatles e a Jovem Guarda estouraram nas paradas de sucesso, Luiz Gonzaga já tinha muita música que já fizeram história.
Asa Branca: belo e doloroso hino do Nordeste
Ele nasceu em 13 de dezembro de 1912 em Exu, interior do Pernambuco. Desde menino gostava de música e já era conhecido nas rádios locais. Não demorou para que Gonzaga se mudasse para o Rio de Janeiro em busca de um lugar ao sol. Isso aconteceu em 1947 quando compôs “Asa Branca”, em parceria com Humberto Teixeira. O sertão nordestino foi a temática de suas músicas. Com a sanfona no peito e vestindo roupa de cangaceiro, lá foi Luiz Gonzaga fazer história com a música do Nordeste.
A música estava em seu sangue e isso foi passado para o filho Gonzaguinha, exímio cantor e compositor. A relação entre os dois teve altos e baixos. Enquanto Gonzagão cantava o jingle da campanha de Jânio Quadros e Carlos Lacerda, em 1960, Gonzaguinha seguia nas músicas de protesto.
Gonzagão morreu em 1989 deixando um legado imenso para a nossa música. Os Beatles não gravaram “Asa Branca”? Azar dos Beatles.