O triste fim de Amilton Lelo
28 novembro 2024 às 08h00
COMPARTILHAR
A gravadora Copacabana foi uma das mais importantes do Brasil. Dentre seus contratados estavam Moacyr Franco, Ângela Maria, Dolores Duran, Jorge Ben Jor e outros cantores. O goiano Amilton Lelo era um dos que integravam essa seleta lista. Nascido em Rio Verde, em 1939, seu nome de batismo era Pedro Amilton Vieira e desde criança desejava ser cantor. Fez dupla com outros cantores, mas nunca alcançando o sucesso esperado. Ao seguir sua carreira cantando sozinho, as coisas mudaram para melhor.
Em 1970, ele gravou a música “Eu preciso de você”, que o consagrou em todo o país. Seu estilo musical era o romântico brega, que se tornava popular naquela época. O sucesso foi tanto que ele foi chamado de “O Cancioneiro Apaixonado”. Amilton Lelo gravou dez discos e sete compactos. Essa carreira musical tão promissora foi encerrada prematuramente por uma tragédia.
Era 6 de julho de 1979, em Goiânia. Lelo parou seu Maverick, placa de São Paulo, na rua 235, no Setor Coimbra, onde morava Helena, com que estava namorando já fazia um ano. Os dois teriam discutido e o irmão dela, presenciando a discussão, disparou cinco tiros ferindo gravemente Amilton Lelo. O cantor ainda teve forças para entrar no seu carro e buscar socorro no Hospital Neurológico, que fica ali perto. Mas, Amilton bateu seu carro em outro veículo no cruzamento das avenidas T-7 e T-2, no Setor Bueno. O motorista atingido o levou até o Neurológico, mas já era tarde. O Maverick ficou bastante danificado pelo acidente e por um dos disparos que acertou a traseira do veículo. No seu interior, encontram vários cartazes de divulgação.
Antes dessa tragédia, Amilton Lelo viajou para Minas Gerais divulgar seu novo disco. A gravadora Copacabana estava empenhada na divulgação do seu artista. A morte repentina de Amilton Lelo abalou os fãs, principalmente os de Goiás e São Paulo. Dona Gercília, mãe do cantor, era consolada por amigos que lotaram sua casa, no Jardim América. De novo a morte lhe fez visita. Seu filho mais velho se suicidou em 1970. O corpo de Amilton Lelo foi enterrado no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.
No Youtube, nós temos vários vídeos com músicas de Amilton Lelo e de youtubers comentando sobre a carreira dele e a tragédia que lhe tirou a vida. Quarenta e cinco anos depois da sua morte, o seu legado permanece.