O nascimento do imperador menino
02 dezembro 2024 às 10h43
COMPARTILHAR
Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. Para falar o nome inteiro do nosso segundo imperador, tinha que ter fôlego e memória. Dom Pedro II é mais simples e todo mundo lembra e não precisa tomar muito ar para falar. Ele nasceu em 2 de dezembro de 1925 e, assumiu o império brasileiro com apenas 15 anos de idade. Após a abdicação do pai, Dom Pedro I, e do golpe da maioridade, lá vai o imperador menino tentando equilibrar a coroa na cabeça e se equilibrar para permanecer no poder.
Dom Pedro II foi o governante que mais tempo ficou no poder no Brasil. Foram quase 50 anos, só terminando por causa da Proclamação da República, em 1889. Neste período, muitas coisas aconteceram como a libertação dos escravos, a vinda dos imigrantes, a Guerra do Paraguai. O café plantado no Oeste Paulista se tornou nossa principal atividade econômica.
Sua vocação não era o poder. Ele gostava mesmo de livros. Dom Pedro II deixou Nietzsche e Victor Hugo admirados com sua cultura. Ele viajou pela Europa e foi até o Egito na época em que os europeus redescobriram as riquezas da Antiguidade.
Logo após a Proclamação da República, Dom Pedro II e a família imperial foram para o exílio. O agora ex-imperador passou seus últimos dias em Pais e morreu em 1891. Até hoje, o hotel que hospedou nosso último imperador tem uma placa recordando a passagem do seu ilustre hóspede.
Na segunda foto deste texto, um poema escrito pelo jovem Machado de Assis comemorando mais um aniversário de Dom Pedro II.