O dia que Pedro Álvares Cabral chegou à Terra de Vera Cruz: 22 de abril de 1500
22 abril 2023 às 10h01
COMPARTILHAR
“Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz.”
Assim, Pero Vaz de Caminha apresentava, em sua carta ao rei português Dom Manuel, a primeira vista que a esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral teve daquela terra que viria a ser o Brasil. Foi num 22 de abril de 1500 que os portugueses desembarcaram na terra do outro lado do Atlântico. A rota original de Cabral era em direção às Índias, mas a esquadra desviou para o rumo oposto. A América não era uma ilha, mas um extenso continente e começava a ser desenhado nos mapas europeus.
O primeiro contato entre portugueses e os habitantes da terra foi cordial. Um não falava a língua do outro, então os gestos diziam muito. Caminha escreveu sobre isso: “Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram”.
Cabral retomou seu caminho para as Índias. Naquele 22 de abril de 1500, as especiarias valiam muito mais e a Terra de Vera Cruz demoraria um pouco a ser Brasil e virar lucro para a Coroa portuguesa.