O Arquivo Nacional é crucial na história do Brasil
02 janeiro 2024 às 16h26
COMPARTILHAR
O Brasil se tornou uma nação independente em 1822. Durante as décadas seguintes começava a dar forma esse imenso império na América do Sul. Além de manter a unidade entre as províncias, era preciso criar instituições que garantisse a formação deste estado. Com a abdicação de Dom Pedro I, em 1831, couberam aos regentes dar continuidade a esse processo.
O regente Pedro de Araújo Lima, o Marques de Olinda, criou o Arquivo Público do Império, em 2 de janeiro de 1838. A função primeira do arquivo era a guarda dos documentos públicos. Quando se fala em guardar, não se fala em simplesmente colocar um documento em uma estante. Era preciso criar mecanismos para que a documentação histórica não se perdesse ao longo do tempo e que seu acesso ocorresse de forma imediata.
A criação do Arquivo Nacional foi de fundamental importância para o Brasil na época em que se formava como nação. Hoje, o arquivo guarda muito mais do que documentos públicos. Temos imagens, sons, vídeos, enfim, uma variedade de documentos que contam a nossa história, que compõem a nossa identidade. Com as novas tecnologias, o acesso a documentação se tornou mais fácil e mais acessível principalmente para quem não mora no Rio de Janeiro.
A formação de uma nação se dá por intermédio da preservação da memória e a criação do Arquivo Público Nacional teve importante participação na construção do Brasil Nação.