Noel Rosa foi o poeta da Vila Isabel e o boêmio da Lapa
11 dezembro 2024 às 11h41
COMPARTILHAR
Na década de 1970, Ibrahim Sued entrevistou Aracy de Almeida para o seu quadro no “Fantástico” da Rede Globo. Conversa vai, conversa vem, ele perguntou se ela teve um affair com Noel Rosa. Aracy de Almeida disse que não e era bem mais nova que as mulheres que Noel se apaixonava. Durante a entrevista, tocou “O X do problema” que Aracy gravou cuja autoria era de Noel Rosa.
O poeta da Vila nasceu em 11 de dezembro de 1910. Seu parto foi complicado e nasceu com um problema na mandíbula, que marcaria sua fisionomia. Desde cedo mostrou seu talento para música e não demorou a rabiscar algumas composições. Com 20 anos escreveu “Com que roupa eu vou?”, seu maior sucesso e até hoje tocado nas rodas de samba. Noel Rosa foi um homem boêmio, que frequentava as boates da Lapa, parando de bar em bar bebericando uma cerveja. O seu cotidiano o inspirou a escrever suas músicas.
Noel compôs para vários cantores do rádio como Francisco Alves, Mário Reis e Aracy de Almeida. Aliás, antes de ser a jurada ranzinza do Silvio Santos, Aracy era a intérprete preferida de Noel. Suas músicas o inseriram na história do samba e o fez símbolo do bairro de Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. Os jornalistas João Máximo e Carlos Didier escreveram o maravilhoso “Noel Rosa, uma biografia”, um livro que conta a vida e a música de Noel. Vale a pena lê-lo com o celular do lado para buscar as músicas de Noel Rosa citadas no livro nas plataformas digitais.
Noel Rosa morreu em 4 de maio de 1937, no Rio de Janeiro, vítima de tuberculose. Como o brasileiro é muito esquecido, foi preciso Aracy de Almeida lançar na decada de 1970 alguns discos com músicas de Noel para se recordar quem foi e o que fez o poeta da Vila Isabel.