Quando “Whatever gets you thru the night” foi lançada, em 23 de setembro de 1974, John Lennon não botou muita fé no seu sucesso. O ex-beatle preparava seu próximo disco “Wall and Bridges” e a música estaria nele. A gravação contou com o piano e o backing vocal de Elton John. Percebendo o pessimismo do ex-beatle, Elton John fez uma aposta: se “Whatever gets you thru the night” chegasse em primeiro lugar nas paradas de sucesso, John Lennon faria uma participação em um dos seus shows em Nova York. Aposta feita. E não é que a música chegou ao topo das paradas? E não é que a aposta foi cumprida?

John Lennon dividiu o palco com Elton John no show realizado no dia 28 de novembro de 1974, em comemoração ao Dia de Ação de Graças, e cantou “Whatever gets you thru the night” ao vivo pagando a sua promessa. Os fãs que estavam no Madison Square Garden vibraram quando Elton John anunciou seu convidado surpresa. John também cantou outras duas músicas dos Beatles: “I saw her standing there”, do álbum Please Please Me de 1963, e “Lucy in the sky with Diamonds”, do Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967. Elton John lançou essas músicas ao vivo no seu disco “Here and There” de 1976.

Aquela apresentação histórica não foi apenas o pagamento de uma aposta feita após “Whatever gets you thru the night” chegar ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos, mas o registro do último show ao vivo de John Lennon. Em 1975, depois do lançamento do seu disco “Rock and Roll”, ele daria uma pausa em sua carreira para cuidar do seu filho Sean, que acabara de nascer naquele ano. Por cinco anos, Lennon virou um dono de casa, fazendo pão caseiro e brincando com seu filho. Isso não significa que ele abandonou a música, pois estava sempre compondo e gravando em casa as novas músicas. Em 1980, esse jejum foi quebrado e Lennon lançou o “Double Fantasy”, um novo disco. Pena que nem deu tempo de aproveitar dessa novidade, pois no dia 8 de dezembro ele foi assassinado.