As primeiras vozes da televisão vieram do rádio. Aquela voz carregada, muitas vezes pela nicotina, dava um charme à leitura das notícias. Hilton Gomes veio do rádio antes de começar sua carreira na televisão. Em 1951 começou a trabalhar na Rádio Tupi e depois foi para a TV Tupi. Ao apresentar o “Telejornal Brahma”, Hilton Gomes se tornou o primeiro noticiarista do Brasil.

Após passar pela TV Tupi, Hilton Gomes começou a trabalhar na TV Excelsior e faria história ao transmitir dos Estados Unidos a cerimônia fúnebre de John Kennedy, em 1963. Isso lhe deu experiência e logo foi chamado para trabalhar na TV Globo. Ele já conhecia Roberto Marinho desde os tempos do Jornal “A Noite” onde seu pai trabalhava. Agora, ele era funcionário dele. Em 1969, quando a primeira edição do “Jornal Nacional” foi ao ar, lá estavam Hilton Gomes e Cid Moreira dividindo a bancada.

Além de transmitir a cerimônia fúnebre de John Kennedy, Hilton Gomes entrevistou com exclusividade o Papa Paulo VI. Era a primeira entrevista transmitida via satélite para o Brasil. Hilton noticiou a chegada do homem à Lua, em 1969. Ao chegar no bar onde sempre tomava o café, o pessoal o acusou de mentiroso, pois o homem não teria chegado à Lua. Veja que não é de hoje que se acusa jornalista de noticiar fake news.

Hilton Gomes atuou no entretenimento ao narrar desfiles de escolas de samba e apresentar festivais da canção. Na década de 1980, ele trabalhou na TV Bandeirantes e entrevistou o grupo Queen. Hilton Gomes morreu em 17 de outubro de 1996 depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Confira o Jornal Nacional com Rocha e Moreira