Quem anda em Campinas deve ter visto uma placa azul na fachada de alguma casa ou de algum estabelecimento comercial indicando o nome da rua e, em letras menores, “Gov. Mun. Hélio de Brito”. O nome se refere ao prefeito que administrou Goiânia entre os anos de 1961 e 1965. Outra referência ao ex-prefeito se encontra na Praça da Matriz. Seu nome está inscrito na placa inaugural da reforma daquele local histórico para a nossa capital.

Antes de ser político, Hélio Seixo de Brito foi médico. Tal qual Juscelino Kubitschek e Pedro Ludovico, ele foi picado pela mosca azul e abandonou o consultório para trabalhar na administração pública. E olha que o Dr. Hélio poderia seguir com êxito a carreira médica. Formado na Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, ele chamou a atenção dos seus professores que já o indicavam para trabalhar como médico na antiga capital federal.

Em 1946, depois do fim da ditadura de Getúlio Vargas, Hélio Seixo de Brito foi um dos fundadores da UDN em Goiás. A sua eleição para deputado estadual marcou o pontapé inicial de sua carreira política. Na década de 1950, Hélio Seixo de Brito foi secretário de Educação e responsável pela reforma do Instituto de Educação de Goiás. Na sede da Secretaria Estadual de Educação, onde funcionou o IEG, existe uma galeria com os secretários de Educação de Goiás e o rosto de Hélio de Brito se faz presente.

A sua atuação política mais marcante foi à frente da Prefeitura de Goiânia, entre 1961 e 1965. Até então, a capital goiana era dependente do governo estadual e Hélio de Brito foi responsável pela sua autonomia. Pouco depois que deixou a Prefeitura, ele publicou o livro “História de uma Administração”, um registro das ações do seu governo em Goiânia. Como mostra a foto deste post, ele soube usar a televisão para informar à população as obras da Prefeitura.

Hélio Seixo de Brito foi casado com Celia Coutinho e teve quatro filhos (um deles foi vereador em Goiânia). Ele morreu em 1º de julho de 2003, há exatos 20 anos. Quem passa pelas ruas de Campinas nem imagina que o asfalto por onde transita foi feito pelo “Gov. Mun. Hélio de Brito”.