Epitácio Pessoa: o presidente que enfrentou revoltas militares

23 maio 2023 às 09h57


COMPARTILHAR
Os presidentes que governaram o Brasil durante a República Velha tinham barba ou bigode. Feliz do barbeiro que trabalhava no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Epitácio Pessoa, nascido em 23 de maio de 1865, foi um deles.
Epitácio Pessoa governou o Brasil entre os anos de 1919 a 1922. Seu mandato foi marcado por revoltas militares como a do Forte de Copacabana. O mais interessante foi a sua eleição. Pessoa nem precisou fazer campanha. Quando teve eleição presidencial, ele estava representando o Brasil na Conferência de Versalhes. Seu adversário foi Rui Barbosa.
O presidente Epitácio Pessoa tentou reabilitar as indústrias depois da Primeira Guerra Mundial. Teve que ouvir a choradeira dos empresários e dos cafeicultores. Os operários fazendo greves e os tenentes querendo tomar o poder. Se a sua eleição foi fácil, o mesmo não se pode dizer do seu governo.
Nem mesmo o centenário da Independência do Brasil trouxe paz para Epitácio Pessoa. Em 1922, lá estavam os jovens oficiais do Exército saindo do Forte de Copacabana para depô-lo do poder. A revolta foi derrotada.
Apesar das agitações, Epitácio Pessoa conseguiu festejar os 100 anos do Grito do Ipiranga realizando uma bela Exposição Internacional no Rio de Janeiro. Nesse período teve a inauguração do rádio no Brasil. Sua sucessão foi marcada por tumultos militares. O eleito em 1922 foi seu candidato Artur Bernardes. Até carta falsa rolou nessa eleição.
Epitácio Pessoa era tio de João Pessoa, assassinado em 1930. Isso o fez afastar da política. Nos últimos anos de vida, o ex-presidente enfrentou problemas de saúde. Ele morreu em 13 de fevereiro de 1942, em Petrópolis (RJ), aos 76 anos.