Drummond de Andrade: a morte emendou a gramática. Morreram Cacilda Becker. Não era uma só. Eram tantas
07 abril 2023 às 16h40
COMPARTILHAR
Já fui muito fã do cantor e compositor Caetano Veloso, de 80 anos. Principalmente a fase tropicalista. Teve um festival no qual o artista baiano se apresentou em 1968 e cantou “É proibido proibir”, uma música de protesto que fazia referência a uma frase pichada pelos manifestantes que saíram às ruas de Paris no famoso “Maio de 68”.
A plateia vaiou Caetano e o pai da Tropicália deu uma bronca geral. No meio desse esporro, o cantor soltou um “Viva Cacilda Becker!”. Ele fazia menção à atriz de teatro, uma das melhores do nosso país.
Logo depois do golpe de 1964, muitos artistas foram punidos por conta do posicionamento político perante o governo. O Comando de Caça aos Comunistas (CCC) saía às ruas para tocar o terror em quem achava que eram comunistas. Muitas peças foram impedidas de serem encenadas porque esses bandos entravam no teatro, rasgavam fantasias, agrediam atores. A própria Cacilda Becker foi alvo desses vândalos e mereceu a homenagem de Caetano. Talvez a reação da plateia o fez lembrar do que fizeram com Cacilda.
Em 1969, a atriz estava encenando “Esperando Godot” e sofreu um derrame cerebral no intervalo do primeiro para o segundo ato. Levada ao hospital, não resistiu e faleceu. Carlos Drummond de Andrade escreveu logo após a morte dela: “A morte emendou a gramática. Morreram Cacilda Becker. Não era uma só. Eram tantas…”. A atriz tinha apenas 48 anos. Ela foi casada com o ator Walmor Chagas.
No dia 6 de abril de 2023, recordamos a data do seu nascimento. Mesmo não sendo tão fã do Caetano, eu digo: “Viva Cacilda Becker!”
Não sou dado à numerologia, mas veja isto: os nomes Cacilda Becker e Caetano Veloso têm algumas coincidências. Primeiro, os prenomes e sobrenomes, juntos, têm, cada um, 13 letras. Segundo, o prenome de ambos começa com “C” (e gera “Cacá”). Terceiro, Cacilda e Caetano têm sete letras e começam com consoante, “C”, e terminam com vogais, “A” e “O”; os sobrenomes começam com consoantes e têm seis letras.