Entre a inauguração da TV Tupi e participar de um evento com o namorado, Hebe Camargo preferiu a segunda opção. E agora, quem iria cantar a música feita pelo poeta Guilherme de Almeida e que seria o hino da nossa televisão? Foi aí que a imagem e o som de Lolita Rodrigues apareceram pela primeira vez na televisão brasileira.

Na verdade, o nome de batismo dela era Silvia Gonçalves Rodrigues Leite e nasceu em Santos, em 1929. Seu nome artístico a tornou famosa e Lolita subiu a serra para se tornar estrela primeiro do rádio e depois da televisão. Em 1951, ela se casou com Airton Rodrigues e ambos apresentaram o programa “Almoço com os artistas”, que fez muito sucesso entrevistando os artistas que degustavam um prato e outro enquanto batiam um papo com o casal. O programa foi ao ar pela TV Tupi e também pelo SBT.

Como todo artista pioneiro da televisão, Lolita não foi apenas cantora e apresentadora. Ela também atuou na teledramaturgia e contracenou com Glória Pires e Tarcísio Meira na primeira novela da nossa televisão: “2-5499 Ocupado” transmitido pela Tupi. Lolita mudou de emissora e foi contratada pela Rede Globo para fazer novela até 2010, quando se aposentou da televisão e foi morar em João Pessoa.

Hebe Camargo, Nair Belo e Lolita Rodrigues: as três brilharam na televisão brasileira | Foto: Reprodução

Mas Lolita Rodrigues é lembrada mesmo pela amizade com Hebe Camargo e Nair Belo. A entrevista das três para Jô Soares, na Globo, no ano 2000, é recordada até hoje. Além das histórias das carreiras das três, as risadas delas eram inconfundíveis. Eu lembro de uma vez o Gugu mostrando em seu programa os bastidores das gravações de um comercial que as três participaram. Inúmeros erros porque nenhuma delas parava de rir.

Lolita faleceu no domingo, 5, em João Pessoa, aos 94 anos, de pneumonia. Mais uma pioneira da nossa TV que se vai. Sem Hebe e sem Lolita, não temos ninguém a altura para substitui-las.