Concílio Vaticano determinou rumos da Igreja na 2ª metade do século 19
18 dezembro 2023 às 09h25
COMPARTILHAR
Eu tenho vontade de estudar a história dos concílios realizados pela Igreja Católica ao longo dos tempos. Em Atos dos Apóstolos temos o registro do primeiro deles, ocorrido em Jerusalém. Eu imagino Pedro e Paulo participando. Um defendendo a continuidade das práticas judaicas pelos novos cristãos, o outro se baseando na conversão do pagão para cristão. Ao longo da história foram vários os concílios cujas decisões traçaram os rumos da Igreja.
O Concílio Vaticano I foi convocado pelo Papa Pio IX e começou em 1869. Naquela época, a Europa vivia um período difícil: guerras, revoluções, ideologias.
O Vaticano I foi inaugurado em 8 de dezembro de 1869 e reforçou os dogmas católicos bem como a infalibilidade do papa. O Concílio foi encerrado em 18 de dezembro de 1870.
Mesmo com as decisões conciliares, a agitação não parou e alguns bispos e estadistas se colocaram contra a infalibilidade do papa. O site do Vaticano tem os documentos publicados após o concílio. É muito importante conhecer a história da Igreja e como o Clero reagiu ao contexto vivido.