Cidade X Cidade: os anapolinos representarem Goiás no programa Silvio Santos
01 março 2024 às 22h06
COMPARTILHAR
No final dos anos 1970, Silvio Santos apresentava o programa “Cidade x Cidade” na qual participavam duas cidades do interior do Brasil para disputar provas de força, de conhecimento, de talento musical e de beleza. Uma grande oportunidade para apresentar a potencialidade de cada cidade participante para o país inteiro. O prêmio era uma ambulância zero km. Naquela época, o sinal da TVS/SBT chegava aqui por meio da TV Goyá, canal 4. Com essa visibilidade, todo mundo queria participar e ter seu nome lido em um programa apresentado por Silvio Santos.
Em 1980, Anápolis foi uma das cidades que participou do “Cidade x Cidade”. A adversária era a fluminense São João de Meriti. Para se ter uma noção do comprometimento dos anapolinos foi criada uma comissão para garantir tudo o que a produção do programa queria em cada prova. A gravação do programa aconteceu no final de agosto de 1980 e uma caravana organizada para ir à São Paulo nos Estúdios Silvio Santos torcer in loco por Anápolis.
A cidade goiana saiu vencedora, mas não foi tarefa fácil. São João de Meriti estava invicta, ganhou três programas seguidos. Os quadros exigiram de cada participante concentração, força e conhecimentos gerais. Os jurados que avaliaram o desempenho de cada cidade foram o humorista Costinha, o cabeleireiro Jassa e as atrizes Olga Theim e Maria Izabel de Lisandra. O jornalista Haroldo Duarte foi fundamental para a vitória anapolina. Ele foi o representante intelectual da cidade e respondeu as perguntas que lhe foram feitas. Os participantes do programa presentearam Silvio Santos com um jogo de pedras semipreciosas lapidadas no Centro de Gemologia do DAIA e trabalhos dos escultores Loures e Antenor Silva.
O “Cidade x Cidade” apresentou imagens de Anápolis abordando seus aspectos econômicos e sociais. A participação da cidade no programa custou quase um milhão de cruzados. Essa quantia foi arrecadada mediante promoções e doações dos moradores. A participação de Anápolis foi ao ar no dia 21 de setembro de 1980, dentro do Programa Silvio Santos. Com certeza, a audiência da TV Goyá em Anápolis foi gigantesca.