A descoberta do ouro fez com que muitas pessoas deixassem o litoral em direção ao interior. Surgiam as primeiras vilas em Minas Gerais e depois em Goiás. Os bandeirantes foram os primeiros a virem para a região. Em 25 de julho de 1729 era fundada o Arraial de Santana por Bartolomeu Bueno da Silva. Pouco tempo depois, a cidade foi rebatizada para Vila Boa e, logo em seguida, Cidade de Goiás.

Coreto da Cidade de Goiás | Foto: Euler de França Belém/Jornal Opção/12/7/2023

No final do século XVIII, a escassez do ouro fez com que a movimentação de pessoas na cidade diminuísse drasticamente e a economia mudasse para a agropecuária. A cidade viveu as mudanças do Brasil na Independência e na Proclamação da República, continuava sendo capital de Goiás. Porém, a Cidade de Goiás não mudou muito.

Igreja Católica na Cidade de Goiás | Foto: Euler de França Belém/Jornal Opção/11/7/2023

Getúlio Vargas, em 1930, nomeou Pedro Ludovico como interventor de Goiás e logo a ideia da mudança da capital saiu do papel e virou realidade. Goiânia surgiu e hoje é a capital do Estado. Enquanto isso, Vila Boa ou Cidade de Goiás se tornou Patrimônio Histórico da Humanidade. Mesmo não sendo sede do poder, a cidade fundada pelo Anhanguera continua linda, resistente, como mostrou ao se reerguer após a enchente de 2001. Goiás de Cora Coralina, a poetisa da casa da ponte.