Eu não me lembro exatamente o ano, só sei que foi em meados dos anos 1990. Se uma emissora de televisão transmitisse uma partida de futebol, as imagens do jogo não passavam na cidade onde acontecia esse jogo. Quando fazia um anúncio de que alguma partida do Campeonato Brasileiro seria transmitida pela Rede Globo, o locutor anunciava “ao vivo para todo o Brasil, menos para a cidade tal”, local do jogo. Isso acontecia para evitar que os torcedores deixassem de ir ao estádio e começasse a ver os jogos do time de coração em casa. Mas a gente sabe que o torcedor fiel acompanha o time dentro do estádio, no estádio adversário, onde estiver.

Nos anos 1960, as emissoras de televisão começaram a transmitir ao vivo as partidas de futebol. Em Goiânia, o Estádio Pedro Ludovico Teixeira teve que adaptar o espaço reservado para a imprensa, pois seriam colocadas as câmeras que captariam as imagens. Meu pai é são paulino roxo e adora ver em casa seu time jogar dentro e fora do Morumbi. Quando instalamos TV a cabo em casa, em 1995, ele ficou muito feliz porque poderia torcer em Goiânia pelo São Paulo quando jogava em São Paulo. O que não era transmitido pela Globo, a TV a cabo tinha o Sportv que retransmitia os jogos.

A TV Rádio Clube de Goiânia começou a transmitir ao vivo o futebol disputado na Paranaíba em meados dos anos 1960. A foto deste texto mostra o cinegrafista Euclides Nery filmando um jogo naquele estádio. É possível ver os prédios em construção ao seu redor. Hoje, pelo celular assistimos um jogo de futebol principalmente na cidade onde acontece a partida.