Nos anos 1970, a Rede Tupi capengava. Dívidas e mais dívidas, a concorrência forte da Rede Globo. Mesmo assim, os principais apresentadores da televisão estavam em seu elenco. Muitos deles permaneciam na Pioneira por amor porque se fosse pelo dinheiro já tinham se mudado para outra estação. Eu não tenho certeza se a imagem da televisão já era colorida na epoca dessa foto. Isso importa? Assistir esses caras na televisão já valia pena. A cores ou preto e branco.

Vendo essa propaganda, eu fico imaginando o quanto era bom ligar a televisão para ver os programas do Silvio Santos, do Chacrinha e do Flávio Cavalcanti. A maioria apresentava ao vivo e a gravação era enviada para as demais emissoras. Nos anos 1970, a TV Goiânia fazia parte dos Diários Associados e retransmitia o sinal da Tupi para cá. Eu também fico imaginando a televisão da minha casa só sintonizada no Canal 4.

É uma pena a Rede Tupi ter encerrado suas atividades. Sua história se confunde com a história da televisão brasileira. De 1950, ano da sua inauguração, até 1980, ano do seu fechamento, a Tupi ajudou a construir o imaginário do brasileiro. Já vi muitos atores consagrados como Tarcísio Meira e Tony Ramos demonstrando a gratidão pelos anos que trabalharam na Pioneira.

Se eu que nunca vi a programação da Tupi sinto falta dela, imagina quem viu Silvio Santos, Flávio Cavalcanti e Chacrinha brilhando na sua tela nos anos 1970.