Aquele 2013 começou agitado para a Igreja Católica. A renúncia de Bento XVI e a eleição de Francisco. Dois papas habitando o Vaticano. Mas, logo viria a primeira viagem oficial do novo papa, aquele que veio do fim do mundo para assumir a Cátedra de Pedro. A Jornada Mundial da Juventude de 2013 aconteceria no Rio de Janeiro. A primeira viagem oficial de Francisco foi para o Brasil encontrar os jovens do mundo inteiro.

O avião da Alitalia voltou a tocar o solo brasileiro em 22 de julho daquele ano. O avião já conhecido nosso por fazer o traslado do papa de Roma para cá. Como será que Francisco vai agir nessa viagem? Qual será seu primeiro gesto? Novo papa gera expectativas em todo mundo. Francisco manteve a simplicidade que inaugurou seu pontificado meses antes. Naquela época, o Brasil vivia as enormes manifestações nas ruas. Com o Papa em solo brasileiro quem sabe Deus não ouviria as nossas preces em favor do nosso país? Francisco foi solícito com todos, abençoou aquela juventude que estava acostumando com ele. Era um misto de estranheza com encantamento.

Além do Rio de Janeiro, o Papa esteve em Aparecida do Norte e celebrou uma missa no Santuário. O ainda Cardeal Bergoglio participou ativamente da Conferência Episcopal, em 2007, naquele mesmo Santuário. A conferência foi aberta pelo Papa Bento XVI. Alguém imaginaria que o sucessor de Bento estava ali?

Tomara que o Papa Francisco volte ao Brasil.