A TV Tupi teve seus transmissores lacrados enquanto reprisava a missa celebrada pelo Papa João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. Após longa vigília feita pelos artistas da emissora, se encerravam trinta anos de história com as imagens do Papa no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, enquanto era lida uma carta ao ex-presidente João Figueiredo. Não teve jeito. Os transmissores foram lacrados com a imagem do primeiro papa a visitar o nosso país.

O maior país católico do mundo demorou para receber o sucessor de Pedro em sua terra. João Paulo II desembarcava no Brasil em 30 de junho de 1980. Era o primeiro de três encontros com o povo brasileiro. Ele fez o gesto que se tornou simbólico em suas viagens mundo afora: beijar o chão. Pronto. A Terra de Santa Cruz recebia o beijo santo de Sua Santidade. As imagens daquela primeira visita mostram a multidão que se acotovelou para ver de perto aquele polonês risonho e carismático que dava sua bênção por onde passava.

Foram doze dias de visita. O povo foi muito caloroso e o Papa correspondeu. A música “A bênção, João de Deus” se tornou o hino a cada visita. Em 1997, quando esteve no Brasil pela última vez, o povo começou a cantar a música e João Paulo II disse: “Da primeira visita”. É tão bom lembrar desse papa tão amoroso que sempre quis estar perto dos seus filhos. João Paulo II conseguiu animar os católicos brasileiros, só não conseguiu reverter o fim da TV Tupi. Era outro João que os funcionários da Pioneira tinham que conversar.