História de Ester Figueiredo Ferraz, primeira mulher a ocupar cadeira na OAB e a ser reitora

25 maio 2023 às 12h36

COMPARTILHAR
Minha mãe, Odette Felix Higa, perguntou se eu conhecia Esther Figueiredo Ferraz. Eu não conhecia. Juntos procuramos algumas informações na internet. Minha mãe fez magistério em 1971 e se recorda de Esther. Na hora pensei que isso daria um bom post.
Esther foi pioneira: primeira mulher a ocupar uma cadeira na Ordem dos Advogados do Brasil, primeira mulher a lecionar para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, primeira mulher a ser reitora de uma universidade no Brasil, a Universidade Mackenzie. Além disso, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra. Entre 1979 e 1985, durante o governo João Figueiredo, Esther foi ministra da Educação. Durante sua gestão no MEC, foi aprovada a Emenda Calmon, que determinava percentuais mínimos de gastos para a educação.
Ela se formou em Direito e Filosofia. Foi também professora de Português, Matemática, Latim e Francês. Esther Figueiredo Ferraz morreu em 23 de setembro de 2008, aos 93 anos. Uma pioneira, uma mulher que abriu caminhos e defendeu a educação.