8 de maio — o Dia da Vitória: os Aliados derrotaram o nazismo de Hitler

08 maio 2023 às 10h42

COMPARTILHAR
Hoje é dia de celebrar o Dia da Vitória. Em 8 de maio de 1945, um dia depois da rendição incondicional da Alemanha, os Aliados declararam o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) na Europa. É bom fazer essa resssalva porque o Japão, que fazia parte do Eixo junto com a Alemanha e a Itália, ainda não tinha se rendido. Demoraria alguns meses e duas bombas atômicas para que o imperador Hirohito assinasse a rendição.
A capa do jornal “Correio da Manhã”, que ilustra este post, mostra a foto dos líderes aliados: Franklin Delano Roosevelt (EUA), Ióssif Stálin (URSS) e Winston Churchill (Inglaterra). O presidente norte-americano morreu pouco tempo antes do fim da guerra, depois de ter sido eleito presidente quatro vezes consecutivas.
A partir de 1945, cada 8 de maio virou o dia de celebrar a vitória contra o nazifascismo. A Europa que, por séculos, fora o grande centro do mundo, perdeu sua força. A partir dali surgiriam duas superpotências que dividiram o mundo: Estados Unidos, capitalista, e União Soviética, comunista. A URSS ruiu em 1991. Os EUA lutam, neste momento, para não serem superados pela China… comunista.
Enquanto isso, no Brasil, a Era Vargas caminhava para o seu final. Foram quinze anos ininterruptos de Getúlio Vargas no poder. Desde 1937, ele governava como ditador. Pelo menos no Ocidente, não haveria mais espaço para ditaduras. Pelo menos por enquanto.
Comemorava-se a vitória aliada. Esperava-se o retorno daqueles que lutaram. Chorava-se a morte dos que deram a vida nos campos de batalha. Era só esperar o Japão. Ainda demoraria um pouco mais para efetivamente dizer que a guerra acabou. Mas o fim dos conflitos na Europa merecia um dia inteiro para comemorar e para sempre lembrar.