4 presidentes dos Estados Unidos foram assassinados. Confira quais
14 abril 2023 às 08h54
COMPARTILHAR
O presidente dos Estados Unidos é vigiado 24 horas por dia, sete dias por semana. Todo dia, toda hora seus passos são acompanhados por agentes prontos para protegê-lo.
Mas, mesmo com todo o aparato de segurança, vários presidentes norte-americanos já foram alvos de atentados. Em 1963, John Kennedy foi assassinado enquanto desfilava em carro aberto pelas ruas de Dallas. Ele tinha apenas 46 anos (e um irmão, Bob Kennedy, foi assassinado quando pretendia disputar a Presidência). Ronald Reagan foi baleado em Washington, mas sobreviveu.
Ser presidente da maior potência do mundo é estar na mira de alguém e se algum segurança cochilar… era uma vez um presidente dos Estados Unidos da América. E, mesmo se não cochilar, pode ser morto.
Bem antes de Kennedy e Reagan serem alvos de tiros, Abraham Lincoln foi alvejado na cabeça enquanto assistia uma peça teatro em Washington. O 16º presidente dos Estados Unidos enfrentou a Guerra da Secessão (1861-1865), aboliu a escravidão e unificou o Sul e o Norte. Isso já era motivo suficiente para estar na lista de pessoas marcadas para morrer.
No dia 14 de abril de 1865, Lincoln e sua mulher Mary entraram no Teatro Ford e se dirigiram para o camarote presidencial. No intervalo da peça, o segurança da Presidência se ausentou. Foi o momento para que John Wilkes Booth entrasse no camarote e disparasse um tiro na nuca de Lincoln. O atirador era simpatizante da causa da Confederação e opositor da abolição da escravidão, ou seja, o presidente era seu inimigo. Booth e os conspiradores do atentado foram condenados à morte.
Lincoln foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte. O camarote presidencial no Teatro Ford tem, até hoje, a bandeira norte-americana recordando o fatídico dia.
Em 1881, o presidente James Garfield sofreu um atentado. Morreu quando era operado, por causa de infecção.
O presidente William McKinley foi assassinado, em 1901, pelo anarquista Leon Czolgosz.
Fora os assassinados, oito outros presidentes sofreram atentados e sobreviveram: Andrew Jackson, em 1835; Theodore Roosevelt, em 1912; Franklin Delano Roosevelt, em 1945; Harry Truman, em 1950; Richard Nixon, em 1974; Gerald Ford, em 1975; Jimmy Carter, em 1979, e Ronald Reagan, em 1981.