Bartolomeo Cristofori, conhecido na história como o inventor do pianoforte, nasceu em 4 de maio de 1655 em Pádua e faleceu em 27 de janeiro de 1731em Florença.

Pouco sabemos dele antes de 1688, quando aos 33 anos foi contratado pelo Grã- Príncipe Ferdinando de Médici (1663 – 1713), um amante e patrono da música. Essa colaboração marcaria um capítulo crucial na história da música, pois Cristofori não era apenas um técnico talentoso, mas um inventor de instrumentos musicais. O príncipe, fascinado por máquinas e proprietário de uma vasta coleção de instrumentos musicais, viu em Cristofori não apenas um mantenedor de instrumentos, mas um visionário na arte de criar.

Em meados de 1700, surgiu na cena musical oficialmente o pianoforte. O “Arpicembalo” de Cristofori, registrado nos inventários dos Médici, trazia um som que podia ser suave como um sussurro e forte como um trovão. O príncipe, fascinado, percebeu que estava diante de algo extraordinário, não apenas um instrumento, mas uma obra-prima da mecânica. Cristofori conseguiu fabricar um instrumento rico em nuances, desafiando as convenções, proporcionando uma resposta tátil delicada e eficiente.

Instrumento construído por Bartoloeo Cristofori no Metropolitan Museum em Nova York | Foto: Reprodução

Bartolomeo Cristofori permaneceu em Florença, continuando a trabalhar para os Médici até sua morte em janeiro de 1731. Seus assistentes, Giovanni Ferrini e Domenico dal Mela, seguiram carreiras notáveis, com Dal Mela creditado por fazer o primeiro piano vertical.

Atualmente, existem três exemplares remanescentes da década de 1720 que estão no Metropolitan Museum em Nova York, no Museo Nazionale degli Strumenti Musicali em Roma e no Musikinstrumenten-Museum da Universidade de Leipzig.

Há também uma sessão interessante de instrumentos musicais antigos, incluindo alguns instrumentos de Bartolomeu Cristofori em Florença na Galleria dell’Accademia di Firenze.

O design inovador de Cristofori inclui uma ação de piano complexa, martelos de papel, um suporte interno para a tábua harmônica e uma disposição única de cordas. Embora seus pianos tenham sido de construção leve e não pudessem produzir um som especialmente forte para os padrões atuais, eles incorporavam quase todas as características dos instrumentos modernos.

A influência de Cristofori, inicialmente lenta na Itália, ganhou destaque quando a rainha Maria Bárbara de Bragança (1711 – 1758), patrona do compositor Domenico Scarlatti (1685 – 1757), adquiriu cinco desses pianos. No final do século XVIII, o pianoforte solidificou seu lugar como um dos principais instrumentos na música ocidental.

Ao refletirmos sobre a vida e obra de Cristofori, é evidente que sua contribuição transcendeu a técnica para a criação de uma peça fundamental na história e na literatura do piano. O legado de Bartolomeo Cristofori permanece vivo perpetuando sua genialidade através do tempo.

Ouviremos a Sonata n. 14 em dó menor de L. van Beethoven interpretada no “Piano forte” de Eric Zivian. Essa gravação é uma coprodução do Festival de Música Valley of the Moon que buscam interpretações em instrumentos antigos visando uma compreensão do estilo da época.  

Observe que o som do piano da época de Beethoven era bem diferente do piano moderno. Essa gravação permitirá experimentar ouvir o som conforme soavam no instante da composição.