Comemorando o Dia das Crianças com Chopin (1810 – 1849)
11 outubro 2022 às 05h23
COMPARTILHAR
Na semana das crianças, nada melhor que buscar programas em família. Que tal ouvir Chopin assistindo o “Pica Pau”? A obra do compositor polonês Frédéric Chopin é recorrente em trilhas sonoras para as aventuras de desenhos animados como “Tom e Jerry” e “Pica Pau”.
Frédéric Chopin (1810 – 1849) começou a estudar música com apenas 4 anos, demonstrando de imediato seu grande talento musical. Iniciou sua carreira de concertista ainda jovem, deixando a Polônia em um momento de instabilidade política, quando milhares de pessoas foram exiladas e outras proibidas de voltar à pátria. As cartas que enviava à sua família não eram respondidas e, diante desta situação, Frédéric, aos 21 anos de idade, resolve partir para Paris, levando na bagagem suas composições e um amor inabalável por sua terra natal.
A caminho da França, Chopin passa pela Alemanha, onde encontra o compositor Robert Schumann (1810 – 1856). Contam que na primeira vez que visitou a residência do compositor ele não estava em casa. Sua esposa, Clara Schumann (1819 – 1896), o recebeu. Ela não falava francês, Chopin não falava alemão. Diz a história que ele se sentou ao piano e tocou algumas composições suas. Clara fez o mesmo com as músicas do marido. Se isto é lenda ou fato real, não sabemos. O que pode ser comprovado é a opinião de Schumann sobre Chopin registrada em artigo da Nova Gazeta Musical publicado na Alemanha: “Tirem os chapéus, senhores, um gênio”.
Em Paris, encontra rapidamente a fama e o sucesso. Chopin era um rapaz fino, elegante, gentil, possuindo assim todos os predicados para ser aceito na sociedade francesa. Foi logo adotado pela elite culta parisiense, requisitado como concertista e como professor. Dar aulas para os jovens da sociedade fez com que Chopin conseguisse razoável conforto material nos seus primeiros anos parisienses. Levava uma vida sofisticada, em meio aos salões da aristocracia e às salas de concerto que começavam a aparecer. Conheceu músicos consagrados, como Rossini (1792 – 1868) e outros de sua geração, como Mendelssohn (1809 – 1847), Berlioz (1803 – 1869), e seu dileto amigo Liszt(1811 – 1886)
Infelizmente, sua saúde piorava dia a dia. Uma de suas irmãs já havia morrido de tuberculose, doença que também o vitimou, e, em 17 de outubro de 1849, a “mal do século” o matou. Em seu enterro, a seu pedido, seu coração foi enviado para Varsóvia, e o corpo, enterrado em Paris, e, seu caixão coberto por terra polonesa.
Vamos comemorar a semana das crianças ouvindo Chopin. Em 1947 o Estúdio de Walter Lantz fez uma homenagem à Frédéric Chopin com as obras: Heroic Polonaise em lá bemol maior, Opus 53; Fantasie Impromptu em do sustenido menor, Opus 66; Écossaise em ré maior, No. 2, Opus 72; Mazurka em si bemol maior, No. 1, Opus 7 e Scherzo si bemol maior, No. 2, Opus 31.
Observe bem, com certeza você conhece muitas destas obras para piano do compositor polonês.