Bach ou Vivaldi? Quem é o autor do Concerto para quatro cravos e orquestra de cordas em lá menor?
09 abril 2024 às 11h27
COMPARTILHAR
O compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), é tido como o maior nome da música barroca, sendo, por muitos, considerado o maior compositor de todos os tempos, deixando um grande volume de obras que validam o grande gênio que foi.
Já o italiano Antônio Lucio Vivaldi (1678-1741), compositor e sacerdote, também alcunhado de “o padre ruivo”, é autor de mais de setecentas obras, reconhecido através dos tempos, principalmente, por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados “As Quatro Estações”.
Por volta de 1730, o compositor alemão, com intenções pedagógicas, transcreveu uma série de dezessete concertos para tecla. Um destes concertos era para quatro cravos e orquestra de cordas. Bach, com sua conhecida ética e retidão, anotou na partitura “segundo Vivaldi”.
Os concertos para cravo e orquestra foram uma novidade no tempo de Bach. Jamais os instrumentos de tecla haviam assumido o primeiro plano em uma composição orquestral antes de Bach.
“Trabalho incessante, análise, reflexão, escrever muito, autopunição infinita, esse é o meu segredo.”
J. S. Bach
Em 1850, estudos musicológicos na Alemanha comprovam e atestam que o concerto para quatro cravos de Bach, era na realidade, uma transcrição do concerto para quatro violinos em si menor Op. 3 n.10 RV 580 de Vivaldi. Nessa época, o compositor veneziano ainda era pouco conhecido, havendo rumores de que a obra do célebre Bach havia sido transcrita pelo padre Ruivo.
Em 1905 o musicólogo e violinista alemão Arnold Schering (1877-1941), responsável pela ressurreição moderna de Vivaldi, investigou e analisou minuciosamente vários manuscritos do compositor italiano, provando a procedência da obra e a realidade dos fatos. Segundo Schering, a obra era uma transcrição de Bach do original de Vivaldi.
Quatro cravos; quatro solistas de peso; dois dos maiores compositores de todos os tempos – Não podia ser de outra forma – o Concerto para quatro cravos e orquestra de cordas em lá menor é uma obra prima.
Ouviremos de Johann Sebastian Bach o Concerto para quatro pianos (harpsichords) e orquestra de cordas em lá menor – Transcrição do concerto de Antônio Vivaldi para quatro violinos em si menor Op. 3 n. 10 RV 580, com solistas de tirar o folego.
A argentina Martha Argerich (1941), o russo Evgeny Kissin (1971, o americano, James Levine (1941 – 2021), e, o russo Mikhail Pletney (1957). Esse concerto foi gravado no Festival Internacional de Música de Verbier na Suíça em 22 de Julho de 2002.
Observe nesse concerto, as combinações de novas texturas e sonoridades experimentadas pelo compositor alemão para os instrumentos de tecla, dando uma nova roupagem à obra de Vivaldi.