A mensagem de Paz de John Lennon em ‘Imagine’
02 janeiro 2024 às 14h18
COMPARTILHAR
No primeiro dia do ano, um manto de serenidade cobre o planeta, marcando “O Dia da Paz Mundial”, iniciativa do Papa Paulo VI em 1967. O líder da Igreja Católica, à época, propôs a celebração anual, não apenas para os fiéis católicos, mas para todos os seres humanos, transcendendo barreiras religiosas. Em sua mensagem, o Papa expressou a esperança de que o mundo aderisse a essa causa, visando uma humanidade consciente e liberta de conflitos bélicos.
Em 1967, o ano da proposição do Papa pelo dia mundial da paz, Lennon compôs “All You Need Is Love”, tornando-se um ativista do movimento antiguerra e da contracultura da época. Entre 1968 e 1972, Lennon, em parceria com Yoko Ono, produziu uma série de gravações, incluindo o sucesso internacional “Give Peace a Chance”, “Happy Xmas (War Is Over)” e a emblemática “Imagine”. Esta última, uma obra atemporal.
Marco na carreira solo de Lennon “Imagine” foi composta em 1971, embora, pareça mais atual do que nunca. Sua mensagem inspiradora encoraja a visão de um mundo sem fronteiras, livre de divisões religiosas e nacionais, propondo uma vida desapegada de bens materiais. A canção foi fortemente influenciada pelos poemas de Yoko, especialmente “Cloud Piece” de 1964, presente no livro “Grapefruit”.
Em entrevista à revista Playboy em 1980, Lennon revelou que a inspiração também veio de um livro de orações cristãs dado a Yoko por Dick Gregory. Definindo “Imagine” como um “Hino humanista para o povo”, Lennon expressou sua visão anti-religiosa, anti-nacionalista, anticonvencional e anticapitalista.
A magnificência de “Imagine” não passou despercebida, sendo eleita pela Rolling Stone como a 3ª maior música de todos os tempos. Recebendo o prestigiado prêmio Grammy Hall of Fame e uma posição no museu Rock and Roll Hall of Fame entre as 500 músicas que moldaram o rock. A canção continua a transcender gerações como uma verdadeira obra-prima.
Ainda sobre os efeitos do “Dia da Paz Mundial”, que possamos refletir através da letra e música, de John Lennon, unindo-nos como “verdadeiros amigos da Paz”. E quem sabe, ao som de “Imagine”, possamos “sonhar”com o final dos conflitos que assolam nosso planeta. Afinal, como Lennon nos lembrou, tudo que precisamos é amar.
Ouviremos “Imagine” com John Lennon, voz e piano.
Observe: essa época foi muito fértil para a música e a cultura em geral. Os movimentos dos anos sessenta influenciaram a música pop e revolucionaram a indústria cultural. A crença nos valores de “paz e amor” contrastava com os conflitos que estavam devastando o mundo, e, infelizmente ainda devastam. A poética da canção cria uma imagem de um futuro em que haverá mais igualdade entre as pessoas. A música de Lennon literalmente propõe imaginarmos uma realidade sem conflitos.